NOVA IGUAÇU - Com o intuito de preservar a área nascente do Rio Cabenga, em Nova Iguaçu, voluntários da Águas do Rio e da ONG Onda Verde estiveram reunidos nesta sexta-feira (7/6) para plantar cerca de 50 mudas de espécies nativas. A ação celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5, e simbolizou o lançamento do Projeto Monitora Rios, iniciativa que busca recuperar e conservar ecossistemas na cidade e ainda em Japeri e Queimados.
O Monitora Rios tem como propósito a criação de uma rede de jovens engajados no monitoramento de rios e canais. Todo mês, 30 voluntários, alunos de escolas municipais, participarão de atividades externas para coletar e analisar amostras dos rios D’Ouro, Cabenga e Queimados. Conhecido como “Guardiões do Rio”, esse grupo não apenas aprenderá sobre preservação ambiental, mas também se tornará aliado na conservação da água no planeta.
O céu ensolarado contribuiu para animar ainda mais o dia dos voluntários que participaram da ação. Ana Beatriz França, 23 anos, atendente da Águas do Rio, compartilhou sua primeira experiência com o plantio de mudas.
“Foi muito especial estar aqui hoje, ajudando na transformação de um espaço tão degradado. Para mim, é muito importante contribuir para melhorar o futuro de moradores da Baixada”, comentou.
“A parceria busca formar jovens conscientes e comprometidos com a gestão dos recursos hídricos, reconhecendo a importância da participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente. Hoje, mais uma vez, a Águas do Rio reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e contribui com a formação de multiplicadores para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, destacou Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da concessionária.
Fonte: Águas do Rio
0 Comentários