Ticker

8/recent/ticker-posts

MAIS DE 40 ACADEMIAS AO AR LIVRE BENEFICIAM IDOSOS. População em breve terá o serviço de forma gratuita em suas regiões sem precisar depender de "centros sociais de políticos".

Projeto foi um dos destaques da Secretaria de Envelhecimento Saudável este ano.
O ano de 2013 trouxe um presente para os cerca de 2,4 milhões de idosos do Rio. Criada em janeiro para elaborar políticas públicas específicas para quem passou dos 60 anos, a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida fecha o ano com 45 academias ao ar livre, por meio do programa Terceira Idade Saudável. Em 2014, o projeto chegará a 91 municípios em todo o estado.

Os quatro mil alunos já matriculados contam com aparelhos para alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalharem a capacidade aeróbica duas vezes por semana. Como diferencial, os idosos realizam as atividades acompanhados por um professor de educação física, um fisioterapeuta, um nutricionista e um técnico de enfermagem.
 Sem realizar exercícios físicos desde que sofreu um acidente há quatro anos, o aposentado Joaquim Lima, de 72, voltou a se movimentar após a instalação da academia ao ar livre na praça do Bem-Estar, em Saquarema.

- Precisava fazer exercícios, mas não tinha como pagar com um salário mínimo. Estou aproveitando ao máximo - afirmou o aposentado.

É com a mesma animação que Léa dos Santos, 76 anos, relata os efeitos das atividades. As dores provocadas pela artrose diminuíram e ela também comemora as novas amizades feitas no espaço.

- Fiz amigos e as dores melhoraram. Ganhei fôlego novo. Estou me sentindo mais jovem - disse Léa.
Unidades móveis ampliam atendimento.

Além das academias, a secretaria também investiu no programa Qualimóvel, que prevê atendimento clínico, oftalmológico e odontológico em unidades móveis. A iniciativa começou em Barra do Piraí, na Região Centro-Sul Fluminense, e será levada a 23 municípios.

Comentário do Blog: Durante anos muitos "políticos inescrupulosos e mau intencionados", se utilizaram de seus "pomposos centros sociais" onde ofereciam serviços de fisioterapia de graça a população carente, que ao buscar o atendimento na rede pública não conseguiam e assim precisavam se dirigir a um destes locais, e é claro levar seu "titulo de eleitor" entre outros documentos para realizar seu cadastro para receber o atendimento (como já foi denunciada pela imprensa nacional pois é uma prática de "VOTO DE CABRESTO" comum nas cidades brasileiras). Chama a atenção de este tipo de serviço deveria ser votado e fiscalizado nas Câmaras municipais, por estes "políticos" que deveriam sim lutar para que a rede pública oferecesse este serviço, mas ao contrário, preferem que o serviço não funcione na rede pública para a população continuar a depender dele e assim o ciclo perdurar por anos e anos, mandatos e mantados como vemos nos dias de hoje. Mas o MP vem combatendo a prática manipuladora e coibindo a abertura e funcionamento de tais "espaços de ajuda a população". Blog do Lote XV.
Fonte: Governo do Estado RJ

Postar um comentário

0 Comentários