"Tenho medo de começar a faculdade e desistir ou de ficar velha para a minha profissão. Afinal, são quatro anos de curso e, se eu demorar muito a entrar, tenho medo de não aproveitar a faculdade e as oportunidades que o curso pode me oferecer", revela Érica Rodrigues Gonçalves, estudante do Instituto São João Baptista.
Essa é a realidade de muitos jovens que, assim como Érica, estão prestes a entrar na faculdade. A dúvida, entretanto, não é exclusiva de jovens que estão se preparando para ingressar no ensino superior. Alguns calouro, e até mesmo veteranos, podem passar por esse situação ao longo do curso.
- Cerca de 60% dos jovens desistem de seus cursos nos primeiros dois anos do curso - afirma Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO'S Recursos Humanos.
A pressão nesse momento pode ser um dos motivos de o jovem ficar indeciso ou, até mesmo, escolher uma profissão que não esteja de acordo com seu perfil. Algumas vezes, pode ser que haja uma identificação com alguém da família e, por isso, o jovem escolhe uma carreira e depois se arrepende.
- São vários fatores que interferem nesse processo. Ter dúvida é normal. As pessoas que não têm dúvida pode ser que não estejam se dando uma oportunidade de buscar outras coisas e, quando chegam na faculdade, acabam descobrindo que não era aquilo que queriam fazer e mudam de curso - argumenta José Daniel Barcelos, professor da Universidade Veiga de Almeida (UVA) com experiência na área de Orientação Profissional. Continue lendo a matéria no link abaixo...
0 Comentários