Foliões fazem 'pitstop' para se refrescarem no espelho d'água do Museu do Amanhã
Lolo de Ouro passou pela Praça Mauá, no Centro, na manhã deste sábado
CARNAVAL 2025 - Devido ao calor intenso no Rio de Janeiro, com sensação térmica superior a 40°C, foliões invadiram a piscina do Museu do Amanhã, na manhã deste sábado (15).
Durante um desfile de pré-carnaval nas proximidades do museu, na Região Portuária, diversos participantes decidiram entrar nas piscinas decorativas externas para aliviar o calor.
Embora essas piscinas sejam rasas e destinadas apenas à ornamentação, os foliões aproveitaram a oportunidade para se refrescar enquanto cantavam e dançavam.
![]() |
CLIQUE AQUI e assista o vídeo |
Foliões compartilharam registros do momento nas redes sociais, gerando debates sobre o uso adequado dos espaços públicos. Embora não tenham sido projetadas para banho, a água dessas piscinas vem da chuva e não oferece riscos à saúde, desde que não seja ingerida.
Desfile adiado pelo calor
Devido ao calor intenso, a Beija-Flor de Nilópolis cancelou o desfile de rua marcado para este domingo (16) em Copacabana, no Rio de Janeiro. A Defesa Civil emitiu um alerta sobre a previsão de “calor extremo”, com temperaturas acima de 35°C, o que levou à tomada da decisão.
![]() |
Piscina do Museu do Amanhã. Foto: Reprodução/Redes |
Segundo a secretaria municipal de Saúde, dois postos médicos foram montados no Centro para atender os foliões neste final de semana. Foram feitos 40 atendimentos, e nove pessoas precisaram ser encaminhadas a hospitais da rede para exames e cuidados complementares, mas sem gravidade. A grande maioria dos atendimentos foi pelo excesso de consumo de bebidas alcoólicas.
Leia a nota do Museu do Amanhã na íntegra:
"O Museu do Amanhã celebra a riqueza das manifestações culturais brasileiras e compartilha o espírito carnavalesco que toma conta da cidade. No entanto, a preocupação e a responsabilidade também se fazem presentes.
Entendemos que estamos vivendo ondas de calor extremo sem precedentes, e esse tema faz parte dos debates que propomos à sociedade. Porém, apesar de receber eventuais "banhistas", o espelho d'água do Museu do Amanhã não é um local próprio para banho, não só pelo tratamento químico utilizado nas águas da Baía de Guanabara, como pela possibilidade de haver acidentes.
Prezamos sempre pela segurança dos visitantes , seja na nossa área interna ou na externa, e também pela conservação dos nossos espaços, que são um bem público da população carioca.
Seguimos com alegria, mas com cuidado e atenção."
Fonte: Tupi FM/O Globo
0 Comentários