Ilustração BRT Caxias sem previsão de implantação ainda. |
BAIXADA FLUMINENSE - Os terminais dos Trevos das Margaridas e das Missões, na Zona Norte do Rio, não estão inclusos na programação inicial do BRT Transbrasil. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os espaços foram projetados para uma futura expansão do sistema. Neste primeiro momento, os terminais possuem estrutura parcial para servir de apoio para o corredor.
Ainda de acordo com a pasta, o Terminal Margaridas serviria de conexão com os ônibus intermunicipais que chegam da Rodovia Presidente Dutra. Já o Terminal Missões, receberia os coletivos da Rodovia Washington Luís.
A via expressa de maior movimento do Rio, que margeia áreas limítrofes com a Baixada Fluminense, pode se tornar o cenário para um modelo inovador de transporte público que o prefeito Eduardo Paes busca criar em parceria com administrações municipais da Baixada. O BRT Metropolitano busca integrar a capital com cidades vizinhas que abrigam grande parte da força de trabalho do Rio.
BRT TRANSBRASIL - Obras dos Terminais Gentileza, Missões, Margaridas e Deodoro no Rio. Fonte: Canal GVT
Integração entre capital e Baixada
O plano prevê a integração entre os sistemas de transporte municipal e intermunicipal, utilizando dois terminais já planejados nos primeiros projetos da TransBrasil: o Terminal Margaridas, próximo à Rodovia Presidente Dutra, e o Terminal Missões, nos acessos à BR-040. Ambos já possuem viadutos construídos para conectar as pistas exclusivas do BRT ao terreno, atualmente usados como áreas de manobra para ônibus articulados. Em abril do ano passado, diante de questionamentos sobre o desuso do espaço, o município informou que os terminais só começariam a receber passageiros de linhas intermunicipais após a gestão ser transferida para o Governo do Estado.
Terreno planejado para receber o Terminal Missões – Foto: Reprodução/BandNews FM
“O BRT TransBrasil já foi concebido com essa visão metropolitana. Temos o Terminal Missões e o Terminal Margaridas praticamente prontos, com infraestrutura básica. Obviamente, o funcionamento depende de uma coordenação metropolitana”, destacou Eduardo Paes.
Cerca de 75% dos empregos formais estão concentrados no município do Rio, atraindo grande parte dos trabalhadores da Baixada Fluminense. Embora esse movimento tenha diminuído ao longo das décadas – nos anos 1980, cerca de 80% dos trabalhadores da região se deslocavam para a capital –, atualmente, 65% ainda persiste.
Projeto BRT/Transbrasil faz parte de um projeto que inclui outros corredores para BRTs como a Transoeste, já em operação;
a Transcarioca e a Transolímpica e tem mais de 10 anos de existência. Fonte: Wikipedia
Benefícios
O Terminal Margaridas atenderia moradores de São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu, enquanto o Terminal Missões seria fundamental para a população de Duque de Caxias. A ideia é criar conexões eficientes e dignas para trabalhadores que dependem dos serviços e do mercado da capital.
O funcionamento seria inspirado no modelo já implantado na Zona Oeste, com linhas de ônibus articulados – conhecidos popularmente como “amarelinhos” – que conectam bairros como Bangu e Campo Grande ao Terminal Deodoro. De lá, passageiros podem acessar outras linhas do BRT, como a TransBrasil e a Transolímpica.
Com a conclusão dos terminais, o número de coletivos na Avenida Brasil seria reduzido.
Ajuda do Governo Federal
Apesar de parte da estrutura já existente, a implementação do BRT Metropolitano exigirá a compra de novos ônibus. Para viabilizar o projeto, Eduardo Paes já iniciou conversas com o presidente Lula em busca de recursos do governo federal.
Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes foi incumbida de elaborar um plano de ação detalhado, com medidas que garantam a viabilidade do sistema. “É Passar a tratar com dignidade também a população de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, que vem, que trabalha aqui, e hoje não está tendo o mesmo tratamento que a cidade do Rio, que pode usar o BRT Transbrasil com mais rapidez, mais conforto e com segurança”, ressaltou Paes.
Fonte: Diário do Rio
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