Ticker

8/recent/ticker-posts

Brasileira de Duque de Caxias é candidata no concurso Miss Universo Suíça

Bárbara Suter, de 33 anos, de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, é uma das candidatas na disputa no
concurso de Miss Suíça. © Divulgação

BRASIL - A brasileira Bárbara Suter, de 33 anos, de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, é uma das candidatas do concurso Miss Universo Suíça 2024. A modelo de olhos verdes, cabelos castanhos e 1,75 m de altura não só atende as exigências da competição, como vai além, quebrando estereótipos: Bárbara é formada em medicina veterinária no Brasil, está fazendo mestrado na área na Suíça, fala cinco idiomas e trabalha numa clínica veterinária.

Bárbara é filha de uma brasileira e de um suíço, nascida e criada em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Sua mãe era passista da Vila Isabel e da Grande Rio. Ela mora atualmente com o pai no cantão de Schwyz, na Suíça, para onde se mudou em 2017 para fazer mestrado.

“Eu me formei em medicina veterinária, fiz bacharelado no Brasil, e decidi vir para cá para poder finalizar um dos meus grandes sonhos na área da medicina veterinária: fazer um mestrado. Decidi juntar o útil ao agradável”, conta à RFI.

O concurso Miss Universo Suíça será realizado em setembro. Se ganhar, Bárbara representará o país na edição global, que será no México.

“Eu me inscrevi. Você recebe a resposta, falando que em tal dia, tal hora tem que aparecer para uma um casting, que é uma pré-seleção, como se fosse uma peneira. Lá, você é entrevistada, faz fotos, conversa com a diretora (Lina Poffet)", explica à RFI.

"Passei, graças a Deus, na primeira fase. Depois você participa de um desfile de biquíni, vestido de gala, e é reavaliada. Dois ou três dias depois você recebe um retorno, dizendo se realmente é finalista ou não. Eu fui escolhida. No total, somos em torno de 20 meninas da Suíça, todas selecionadas para essa grande final”, diz.
Voz e atitude

Bárbara acha que uma miss ou candidata à coroa deve “ter uma voz, uma atitude”.

“Eu acho que nós, concorrentes e futuras misses, temos que mostrar esse nosso lado intelectual, através das nossas opiniões, tentar mudar um pouquinho o pensamento da sociedade em relação a tudo o que esse mundo miss abrange, porque acho que vai além da beleza", defende.

"A gente também é profissional. Eu, por exemplo, já estou atuando na minha área da veterinária. Então, consigo conciliar o concurso com a minha vida profissional”, explica.

Se depender dela, a inveja, o estresse e a competição acirrada que já viu em outros concursos devem ficar de lado.

“Acho que a gente precisa deixar tudo isso para trás. Tem aquela questão da sororidade entre as mulheres. Eu queria muito que continuasse, independentemente de ser uma competição. Minha maior rival sou eu mesma, não é a menina que vem da parte francesa ou da parte italiana da Suíça. Tenho que ser melhor do que ontem, melhor do que hoje, para amanhã eu conseguir dar a minha melhor versão. Espero que seja um concurso tranquilo”, diz.

Ela admite que está ansiosa e “claro que espera ganhar”. Mas se não der, paciência. “Não vai ser o fim do mundo, óbvio. Acho que isso não resume quem eu sou, se eu perder, e quem eu irei ser”, afirma ela, que espera que a família toda esteja lá, incluindo a mãe, Dona Lecy, que mora no Brasil, os amigos e o namorado.

“A ansiedade e o coração estão batendo forte”, reconhece.
Entre a passarela e a clínica veterinária

O dia a dia da Bárbara é intenso, que divide a vida de modelo em eventos, com o trabalho na clínica veterinária. “Eu não vou dizer que é estressante, porque foi um caminho que escolhi. São coisas que eu amo fazer", afirma.

Ela também arranja tempo para encontrar os amigos, tentar ir a algumas festas brasileiras – para ela, a cultura tem que estar presente, independentemente de onde esteja.

Bárbara gosta de estar rodeada dos amigos, da irmã, do pai, que estão na Suíça, “esses pequenos grandes detalhes”, diz. Também sente muita falta da mãe, que mora no Brasil.

Ela diz que ama comida brasileira, “uma das minhas maiores saudades”. “Eu não me privo de experimentar coisas ou de me alimentar bem com as coisas que eu gosto, porque acho que se você pensar só em emagrecer, te privar de tanta coisa, vai te trazer algum malefício. Se não for físico, vai ser mental”, diz ela, que treina em academia.

Quando olha para o futuro, Bárbara afirma que, daqui a alguns anos, gostaria de ter a própria clínica veterinária e ter a formação de cirurgiã, “quem sabe cirurgiã cardiologista”.

“Eu sei que é muita coisa, mas a vida é uma só, então, eu quero dar o máximo para conquistar os meus sonhos. Ah, e que também eu ganhe o Miss Universo Suíça 2024, que eu vá para o México, em novembro, e quem sabe ganhar o Miss Universo 2024”, diz otimista.
Saudades da terrinha

Quando o assunto é Brasil, ela diz que sente muita falta da espontaneidade dos brasileiros, do calor humano, que é “inigualável”.

“Aqui, se eu tiver que ligar e marcar alguma coisa com um amigo, vamos ver na agenda para daqui a um mês. No Brasil é: vamos? Vamos! Também dos amigos, das praias, principalmente no Rio", diz. "O Brasil faz parte da minha personalidade. Então, não tem como apagar isso, nem quero mudar nada disso, pelo contrário, vou carregar para sempre”.

Fonte: RFI
Por:Valéria Maniero

Postar um comentário

0 Comentários