Ticker

8/recent/ticker-posts

DEU NA MÍDIA: Câmara de Belford Roxo deixa de votar lei orçamentária após nova confusão

CLIQUE AQUI E ASSISTA A Reportagem em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj1/video/camara-de-belford-roxo-deixa-de-votar-lei-orcamentaria-apos-nova-confusao-12191497.ghtml

BELFORD ROXO
- A Câmara de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, deixou de votar mais uma vez a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, mesmo após uma determinação judicial. Ao ser procurado, o presidente da casa, Armandinho Penelis (MDB), fugiu pela porta dos fundos do gabinete e não respondeu sobre os motivos de mais um adiamento.

Às 7h, faltando mais de duas horas para o início da sessão, o plenário estava cheio de apoiadores do presidente da casa, Armandinho Penelis. Enquanto isso, a oposição era impedida de entrar.

"Mais uma vez, eles chegam aqui 7h da manhã, com os assessores da prefeitura e do presidente e a gente não tem direito ao acesso. Nossas assessorias, nossos amigos, a população de Belford Roxo não tem direito a entrar na casa do povo", afirmou o vereador Markinho Gandra (PDT).

A LOA foi aprovada na semana passada pelo presidente, mesmo sem a maioria dos vereadores. O texto autoriza que a prefeitura gaste, em 2024, 40% da verba pública sem passar pelo legislativo. A oposição, no entanto, quer que apenas 5% sejam usados dessa forma.

Ao ser questionado no plenário sobre a decisão judicial, Penelis deu por encerrada a sessão. Quando a reportagem do RJ1 foi procurá-lo, ele saiu pela porta dos fundos do gabinete.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A Reportagem em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj1/video/camara-de-belford-roxo-deixa-de-votar-lei-orcamentaria-apos-nova-confusao-12191497.ghtml

Outras sessões já terminaram em confusão. Recentemente, a luz foi apagada durante a votação do orçamento, que beneficiava o prefeito Waguinho.

Mais tempo na presidência

Penelis também está sendo criticado por ter publicado em Diário Oficial a prorrogação do seu tempo como presidente da Câmara. O cargo deveria ser ocupado por ele até o dia 31 de dezembro. No entanto, agora vai ficar até o fim de 2024.

Treze vereadores foram registrar ocorrência contra o presidente da casa na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A denúncia é que o presidente da casa está cometendo os crimes de associação criminosa e fraude.

Agora, uma nova ordem da justiça determina a suspensão da decisão monocrática, que estendia o tempo de mandato de Armandinho Penelis como presidente da câmara. Com isso, a votação pra escolha da mesa diretora deve acontecer na próxima sexta-feira.

"Uma vergonha pra todos nós. Uma vergonha pra Belford Roxo, uma vergonha pro parlamento. E uma vergonha pra nós que votamos nele. Votamos nele pra ser presidente por um ano. E ele, infelizmente, agora no final de seu mandato em ato de desespero, querendo prorrogar por mais um ano", disse Gandra.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários