Ticker

8/recent/ticker-posts

Começou neste sábado o mutirão de cirurgias da Prefeitura do Rio. Proposta é diminuir as longas filas de espera do SISREG.

RIO — Em um dos leitos do Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Kauan Leandro Pereira da Costa, de
12 anos, reclamava: "Nunca mais acordo às 3h30m da manhã". Morador de Santa Cruz, ele precisava chegar
às 6h30m na unidade médica para operar o nariz. O jovem é uma das 20 crianças atendidas ao longo deste
 sábado no primeiro dia do mutirão de cirugias da Secretaria Municipal de Saúde. As operações, promessa
de campanha do prefeito Marcelo Crivella, começaram às 7h30m.
RIO - O mutirão de cirurgias do município do Rio, uma promessa de campanha do prefeito Marcelo Crivella, começou às 7h30m deste sábado, no Hospital Jesus, em Vila Isabel. Segundo o secretário de Saúde Carlos Eduardo de Mattos, o objetivo é atender as filas internas dos hospitais da rede municipal de atenção. Segundo ele, só neste sábado serão realizadas 20 cirurgias em crianças que já aguardavam na fila há mais de um ano. São casos de fimose, adenoide, amígdala.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que neste fim de semana sejam realizados 80 procedimentos em oito hospitais da rede com as maiores demandas. Somente no Hospital Municipal Jesus, 296 crianças aguardam por uma cirurgia.

Carlos Eduardo contou ainda que nesta segunda-feira, o prefeito Marcelo Crivella e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciam parceria para ampliação em 3.160 procedimentos das ofertas de exames e cirurgias, e de mais 2.300 consultas, que deverão ser realizados num prazo de 90 dias.

O mutirão de cirurgias faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir as filas de espera no Sistema de Regulação do município, o SISREG. Atualmente, 7.669 pessoas aguardam para fazer cirurgias nas filas internas das unidades hospitalares. O secretário de Saúde explicou ainda que, pelo diagnóstico da Prefeitura, a principal razão para a enorme fila de espera por cirurgias nas unidades do município é a falta de profissionais de enfermagem. Segundo ele, o prefeito autorizou o chamamento de 124 enfermeiros, além de técnicos de laboratório e de radiologia do banco de aprovados do concurso público, cujo prazo expira em outubro deste ano, que deverão normalizar o atendimento da rede.

— Até a normalização, os mutirões continuarão sendo realizados todos os fins de semana — afirmou o secretário.

O Hospital Municipal Jesus é uma unidade especializada em pediatria e sem atendimento de emergência, onde as cirurgias são normalmente realizadas apenas na rotina, de segunda a sexta-feira. Durante o mutirão, estão previstas 11 cirurgias de otorrinolaringologia no sábado e dez cirurgias pediátricas no domingo. Quatro salas do centro cirúrgico serão usadas e 22 profissionais estarão envolvidos.
Fonte: Ana Beatriz Marins - O Globo

Postar um comentário

0 Comentários