Ticker

8/recent/ticker-posts

Zika vírus avança na Baixada.

Mais de 800 casos já foram registrados na Baixada Fluminense. Pacientes com manchas vermelhas pelo corpo lotam postos de saúde.

Nova Iguaçu, tem quatro vezes mais casos suspeitos de zika vírus que a capital. É o que aponta um levantamento feito pela TV Globo, enquanto não há um balanço oficial do estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, 382 pessoas podem ter sido contaminadas pelo zika. E este número tende a aumentar nos próximos dias. Algumas unidades públicas de saúde do município andam cheias de gente que se queixam dos sintomas da doença.

A aposentada Adélia Domingues conseguiu atendimento na UPA. Ela também estava cheia de manchas vermelhas pelo corpo. “A gente fica preocupada né? Vou fazer 74 anos. Tomei duas injeções e estou melhor”, contou.

As prefeituras ainda não são obrigadas a notificar os casos suspeitos de zika para o Ministério da Saúde. Mas, o levantamento feito pelo RJTV revelou a situação em outras cidades da Baixada Fluminense. Nova Iguaçu tem 382 casos, Queimados tem 208, Duque de Caxias tem 87, São João de Meriti tem 13, Belford Roxo 10 e Mesquita 3. São 822 casos na Baixada.

A auxiliar de serviços gerais Iris Bárbara mora em Belfod Roxo e foi buscar atendimento em Nova Iguaçu. Ela reclamava dores pelo corpo e dificuldades para andar. “Eles falam que é zika, mas não podem fazer nada porque tem que esperar três quatro dias, para ver se é dengue ou zika. Estou muito preocupada, tenho minha filha. Esperar para morrer em casa?”, desabafou.

O mosquito Aedes Aegypti também continua transmitindo dengue. De acordo com um novo boletim divulgado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Estadual de Saúde, em uma semana, mais 700 novos casos suspeitos foram registrados no estado. Agora já são 62,5 mil casos. Em todo o ano passado, foram registrado 7,8 mil casos.
Fonte: RJTV

Postar um comentário

0 Comentários