Uma alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social de crianças e adolescentes.
Pensando nisso, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, em janeiro deste ano, o Programa “Educando com a Horta Escolar”, que tem como objetivo utilizar o cultivo de hortaliças como ferramenta no aprendizado pedagógico e na abordagem de temas sobre alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.
O projeto “Educando com a Horta Escolar” é voltado para estudantes de escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e tem como intuito a melhorar o rendimento escolar e da saúde dos alunos. “É muito importante que nossos alunos tenham esse tipo e trabalho, pois, além de aprenderem um pouco mais sobre o alimento, faz com que eles passem a ter uma alimentação saudável. Estamos tendo ótimos resultados e isso é gratificante”, disse o prefeito Dennis Dauttmam.
Para montar a horta, os professores e toda equipe escolar terão um laboratório vivo, podendo desenvolver projetos sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na merenda escolar. Ainda poderão levar a ideia para sua comunidade, estendendo o cultivo no ambiente familiar.
O contato com a natureza é uma experiência muito válida. Assim, todas as disciplinas se beneficiam de alguma forma no desenvolvimento do projeto, como por exemplo, na aula de matemática, na qual o professor poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, associando o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento do aluno.
Durante as aulas, alunos são sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a deposição de lixo e outros objetos. Fazendo, assim, com que os estudantes se conscientizem sobre ações humanas de uso do meio ambiente, sempre os incentivando a usar tais conhecimentos e práticas em casa e no meio onde vivem.
Divulgação: Imprensa PMBR
0 Comentários