Melhoria da qualidade de vida, diminuição da exposição aos riscos sociais e conscientização da prática esportiva. Foi pensando assim que a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Educação, Esporte e Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, lançou o Programa Segundo Tempo nas unidades escolares da cidade. O projeto tem como público-alvo crianças e adolescentes, a partir de 06 anos de idade, devidamente matriculados nas 39 escolas municipais que funcionam como núcleos de atendimento.
O Programa Segundo tempo tem como objetivo oferecer aos alunos atividades que busquem o desenvolvimento de diferentes habilidades e capacidades físicas e intelectuais. Além de contribuir para diminuição da exposição aos riscos sociais, fazendo com que eles compreendam as diferentes manifestações de cultura, reconhecendo e valorizando as diferenças no desempenho, linguagem e expressão.
A relação das Escolas Participantes segue em anexo. |
Com a pretensão de atingir aproximadamente 5.850 estudantes, o programa promoverá passeios, atividades recreativas e esportivas, oficinas de rádio, jornal, história em quadrinhos e animação. Contudo, em virtude da importância de oferecer exercícios referente a cidadania participativa e a formação de lideranças, serão discutidos temas educativos, tais como problemas internos das turmas, projetos realizados em sala etc.
As inscrições poderão ser feitas em todas as escolas que tiverem um núcleo do Programa Segundo Tempo, das 8h às 17h, com comprovação de estudante do aluno e documento de identidade do mesmo e do responsável. Lembrando que os cadastros serão feitos por meio de fichas para o levantamento social e perfil sócio-econômico e funcional dos beneficiários. Com o intuito deproduzir o conhecimento acerca da viabilidade e inter-relação entre esporte e cidadania na proposta de intervenção social no que se refere a jovens.
O Programa Segundo tempo prevê a elaboração de um conjunto de atividades sócio-educativas que serão desenvolvidas a partir da Pedagogia de Projetos - visando a integração entre os temas relativos ao exercício da cidadania, a realidade e as demandas que surgem do contexto psico-social e motor dos alunos atendidos.
Divulgação: Imprensa PMBR
0 Comentários