Ticker

8/recent/ticker-posts

Prefeito de Belford Roxo apresenta balanço de sua gestão.


O Prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, fez nesta terça-feira (07), durante um encontro com a imprensa, um balanço das conquistas alcançadas em sua gestão. Ele falou das dificuldades, mas também apresentou diversos projetos em andamento no município que tem objetivo de melhorar a vida dos belforroxenses.

O primeiro ponto argumentado pelo prefeito foi a dificuldade de fazer melhorias numa cidade onde 70% da população não paga impostos. Ele lembrou que o município tem 100% de área urbana, área essa que cresceu desordenada, sem planejamento.
O município tem carência em diversas áreas, mas, escassas fontes de recursos para sanar os problemas.

"Dos 220 mil imóveis existentes na cidade, apenas seis mil tem registro, ou seja, 70% da população não paga impostos.
Temos poucas indústrias, quase nenhuma fonte de arrecadação e dívidas herdadas a pagar. Nos faltam recursos próprios para investir em obras e melhorias para população. Por isso, resolvi replanejar a cidade, elaborar projetos e pedir ajuda para outras instâncias do poder público. Com os recursos vindos de fora, é que tudo está começando a clarear. Temos muitas coisas positivas para começar a acontecer" disse.

Praça do Wona já em obras.
Exemplificando isso, Dauttmam falou do novo pacote de obras lançado em Belford Roxo. Serão R$ 70 milhões do governo federal para obras em sete bairros diferentes. As intervenções compreendem a reforma e modernização de duas praças no centro e uma no Wona, a reconstrução da Rodoviária do Lote XV, a construção de uma quadra poliesportiva e de uma área de lazer no Vilar Novo e a reforma da Vila Olímpica.

Rodoviária do Lote XV vai ganhar nova estrutura mais arborizada e arejada.
O restante dos recursos são para as obras de urbanização e saneamento básico de São Leopoldo e Shangrilá.

Fora isso, o prefeito lembrou que a cidade está passando pelo maior número de intervenções de sua história. São 435 ruas sendo reformadas, outras 13 frentes de obra em andamento, fora o que já foi concluído com a parceria com os governos estadual e federal. 

Neste âmbito, mais de 30 bairros tiveram ruas recapeadas com o Projeto Asfalto na Porta, e 255 vias estão sendo reconstruídas através do Programa Asfalto na Porta.

Na Rua Radler de Aquino entre Nova Aurora e Shangrila, galerias estão sendo implantadas para
resolver o problema de falta de Drenagem existente na região.
Também tem obras em Nova Aurora, onde 99 ruas estão sendo reformadas, fora as 26 vias que foram concluídas em Parque Maringá.

Dauttmam também comentou que está aguardando a chegada de recursos para iniciar outros projetos: a reforma da Avenida Joaquim da Costa Lima, a reabertura da usina de asfalto da cidade e a reurbanização completa do centro.

Saúde e Hospital do Joca:
Outro assunto citado durante a coletiva foi a paralisação parcial do Hospital Municipal Jorge Julio Costa dos Santos, o Hospital do Joca, para obras de ampliação e reforma. Segundo o prefeito, a medida foi necessária para poder oferecer à população infraestrutura hospitalar adequada.

Atualmente dois projetos são desenvolvidos na unidade: a ampliação do hospital (que está ganhando um centro cirúrgico de emergência e nova ala de ortopedia) e a reformulação da área interna, dos equipamentos, mobiliário e corpo médico. Além disso, a prefeitura contratou uma empresa para gerir a parte administrativa da unidade visando garantir o devido cumprimento dos procedimentos adotados com os pacientes.

“Eu não podia deixar a população esperando para ser atendida do lado de fora como era antes. Não podia fingir que não estava vendo os médicos não cumprirem seus plantões. Tentei vários paliativos e nada. Então parti para uma ação mais pesada. Primeiro, reformei a recepção. Em seguida, retomei a obra de ampliação e agora, estamos readequando a estrutura da unidade para garantir que a população tenha o atendimento de jeito que precisa e merece. Estou sempre buscando alternativas para melhorar o setor de saúde da cidade”, disse.

Além disso, a prefeitura está investindo na reforma, ampliação e construção de postos de saúde, cinco academias de saúde, duas clínicas da família e no fortalecimento do Programa Melhor em Casa.

Parcerias e mais investimentos:
Lembrando da importância das parcerias para o desenvolvimento de município, Dauttmam frisou que Belford Roxo em parceria com os governos federal e estadual já entregou ao longo da atual gestão 5.600 moradias do Minha Casa Minha Vida, fora o que está em construção.

O município ainda foi contemplado com a construção de um novo Polo Cederj (que será inaugurado no próximo mês), mais um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) e a instalação de um campus do IFRJ, que será a primeira faculdade federal da cidade. Isso, sem esquecer dos dois CEUs (Centre de Artes e Esportes Unificados), do CIE (Centro de Iniciação Esportiva) e do SESC, esse em parceria com a iniciativa privada.

A Prefeitura também está investindo na reforma de 22 escolas, de praças, ruas, avenidas, sem contar com a Escola de Educação Especial Albert Sabin, já pronta.

Encerrando o encontro, Dauttmam pediu para que a população acredite em seu governo, pois muita coisa positiva ainda está para acontecer na cidade.

Obra do CVT/FAETEC do Lote XV esta avançando na Rua Divita.
“Preciso da compreensão e paciência de todos. Infelizmente não consigo fazer tudo na velocidade que gostaria. Não temos recursos próprios para investir. O fato da população não pagar IPTU prejudica toda a máquina. Mas, não é por isso que deixo de buscar, de lutar para melhorar a cidade e a vida de quem mora aqui. Meus dois primeiros anos foram de muito planejamento e partir agora, será o momento de colher os bons frutos que plantamos. Acreditem!”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR

Postar um comentário

0 Comentários