Num local onde o tráfico mantinha seu stand de tiros, agora está a sede da UPP do Complexo da Mangueirinha, a primeira da Baixada Fluminense. Inaugurada na manhã desta sexta-feira, no bairro Centenário, em Duque de Caxias, a unidade contará com 220 policiais e será comandada pelo capitão Bruno Leite. Há 10 anos na PM, o militar estava há cinco meses à frente da UPP do Alemão.
Segundo o militar, a aproximação com os moradores será o principal foco de seu comando. Para ele, conquistar a confiança e a colaboração da população será mais fácil no Complexo da Mangueirinha dos que nas unidades em que já trabalhou - além do Alemão, a UPP da Chatuba, na Penha, e a da Cidade de Deus, em Jacarepaguá:
- Aqui, na Mangueirinha, acredito que a aproximação com os moradores, a nossa principal, missão, será mais fácil. A população já estava acostumada com a presença da PM, pois já havia uma companhia destacada.
O governador Sergio Cabral participou da inauguração Foto: Cléber Júnior |
Presente à cerimônia, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que a UPP do Complexo da Mangueirinha tem tudo para ser um exemplo para as demais.
- Pelo o que eu vi de obras aqui, a partir da implantação da companhia destacada, ela tem tudo para ser um modelo. Em pouco tempo, percebemos que ruas foram asfaltadas, áreas de lazer foram reconstruídas e as crianças voltaram para a escola.
A próxima Unidade de Polícia Pacificadora a ser instalada na Baixada será a do Gogó da Ema, em Belford Roxo, com cerca de 250 policiais. Para o comandante do 3º Comando de Policiamente de Área (CPA), coronel José Macêdo Júnior, a chegada dessa segunda UPP vai beneficiar também outras regiões do município, como o bairro da Prata, onde o jovem Igor de Oliveira Falcão, acusado de assalto, foi executado com três tiros em plena luz do dia, no dia 23 de janeiro.
- A inauguração será em até três meses - prometeu o coronel José Macêdo.
Fonte: Extra Online
0 Comentários