Ticker

8/recent/ticker-posts

Carreira de design exige técnica e talento. Saiba onde se qualificar.

Roberto Maia, formado em Desenho Industrial há mais de seis anos e
atuante na área como sócio-criador da Aevo Studio Foto: Divulgação
Celulares, geladeiras, aparelhos de TV e sites da internet. O design está em todos os lugares, e cada vez mais tem sido percebido e exigido por consumidores e clientes. Por esse motivo, as empresas e as indústrias vêm abrindo mercado de trabalho para um profissional que ganha cada vez mais de destaque: o designer.

Para atuar na área, pode-se optar por uma formação superior, que é a mais comum, ou por um curso técnico, mais rápido. Os ramos de atuação podem ser grandes companhias e indústrias dos mais variados setores, além de empresas de comunicação e escritórios de criação. Atualmente, segundo dados do Ministério do Trabalho, o salário inicial no Rio de Janeiro é de R$ 2.068, para quem tem a graduação.

O diretor da Escola de Desenho Industrial (Esdi), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rodolfo Capeto, diz que os alunos, hoje, conseguem uma boa inserção no mercado de trabalho.

-As indústrias mais avançadas estão no Sul do país, especialmente no Paraná, mas há escritórios importantes de design no Rio -diz.

Antes, os profissionais trabalhavam com serviços ou produtos. Hoje, uma área em grande expansão é a de design de interação.

-Esse profissional pode trabalhar a criação de aplicativos e sites -explica Capeto.

O designer Roberto Maia, de 30 anos, está no setor há seis, e é sócio de uma empresa.

-Fazemos apresentações de estudos e projetos tecnológicos em 3D. Para atuar na área, a primeira exigência é ter interesse de aprender. A criatividade também é um exercício. Não é algo que a pessoa já tenha, mas algo que precisa ser exercitado. O mercado tem muita gente boa com conhecimentos a passar - acredita.

Vontade de inovar

Saber desenhar não é o principal requisito para quem deseja trabalhar no setor. A criatividade e a vontade inovar devem ser maiores.

-Saber desenhar não é fundamental. É importante ler bastante e ter um olhar diferente sobre as coisas, além de sensibilidade -afirma o professor Leônidas de Moraes, coordenador do curso de Design da Estácio.

O designer Roberto Maia concorda:
-É legal que a pessoa saiba desenhar, mas não é algo fundamental. É importante ter interesse de aprender e estudar muito para criar.

Para ampliar as chances no mercado, o professor Leônidas de Moraes também defende a importância de investir numa especialização.

-O curso é generalista e forma um profissional para todas as áreas. É importante se qualificar para buscar as oportunidades certas. O brasileiro esta despertando para a qualidade do produto, e o design é parte disso -avalia o coordenador.

Confira onde buscar qualificação

Esdi
Inaugurada em 1953, a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), da Uerj, é a mais tradicional do país. Além da graduação, cujo ingresso se dá pelo vestibular anual, oferece cursos de mestrado e doutorado. O curso tem duração de cinco anos. Os interessados podem consultar Informações pelo site www.esdi.uerj.br.

Faetec
A Faetec tem oferece cursos técnico de desenhista de produtos gráficos para web e editor gráfico. As vagas são oferecidas anualmente. O telefone para informações é (21) 2332-4085.

UFF e UFRJ
A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecem vagas para a graduação pelo vestibular. Os interessados podem consultar informações pelos sites www.engenharia.uff.br e www.eba.ufrj.br.

Estácio
Oferece o curso de graduação em Design no Centro do Rio. Informações pelo endereço http://portal.estacio.br.
Fonte: Extra Online

Postar um comentário

0 Comentários