No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Para marcar a data, o Shopping Nova Belford se tornou palco de uma ação que demonstra a importância deste dia para milhões de mulheres pelo mundo. Promovida pela prefeitura, através da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres do Município, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, o evento contou com um público diversificado, que recebeu orientações sobre os tipos de violência contra a mulher.
A data é celebrada em mais de 100 países e Belford Roxo faz questão de participar ativamente da programação, incluindo a campanha '16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher', aberta no dia 19 de novembro e que se estende até 1º de dezembro (Dia Mundial de combate à AIDS). O tema desse ano é “Quem ama abraça”.
Na ocasião, estiveram presentes a Superintendente de Políticas para Mulheres, Vera Amaral, a Assistente Social da pasta, Cleide Correa, a Coordenadora da Área de Incentivo de Empreendedorismo e Geração de Renda, Janete Lima, e o Secretário de Cultura e Turismo, Emerson Pires.
Para a efetivação de práticas de apoio à mulher, a Superintendência, em parceria com a o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (CEAMBEL), realiza um trabalho regular para atendimento e orientações das mesmas. Além disso, existe o auxílio para a geração de renda dessas mulheres, que chegam a se submeter aos maus tratos por não terem condições financeiras para se estabilizarem, e através do artesanato, estão conseguindo encontrar novas formas de inserção no mercado de trabalho. Atualmente, o espaço CEAMBEL serve de ponto de encontro para a qualificação em curto prazo. São oferecidos cursos gratuitos de técnicas manuais e artesanato, todas as quartas, às 13h30.
Segundo Vera Amaral, o encontro serve para esclarecer informações sobre os vários tipos de violência. “A violência contra a mulher traz danos psicológicos e físicos irreversíveis às vítimas. Por isso, a prevenção é o melhor combate. Esperamos que a participação dos jovens seja maciça e que possamos extinguir a agressividade”.
Durante o evento, todos puderam conferir os produtos produzidos nos cursos de qualificação, além de acompanhar apresentações culturais. A primeira foi uma encenação de mímica, com alunos da Escola Municipal Belford Roxo, exemplificando a importância da Lei Maria da Penha. A segunda, contou com um coral de alunas da Escola Municipal Capela São José, que fez uma paródia da música “Meiga e Abusada”, com trechos de determinação e valorização feminina.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMBR
0 Comentários