Ticker

8/recent/ticker-posts

Globo Comunidade: 'Prevenção de desastres é função do governo municipal', diz especialista.

O Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o pesquisador Moacyr Duarte, falam do que é preciso para prevenir tragédias como a que aconteceu em Xerém, distrito do município de Duque de Caxias. Para Moacyr, a prevenção é função do governo.
Na quinta-feira, depois das chuvas, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou que a região mais atingida, o distrito de Xerém, em Duque de Caxias, receberá obras de R$ 150 milhões. Os recursos virão do governo federal. Um plano de ações para evitar novas enchentes será apresentado nesta sexta-feira ao Ministério da Integração
Minc, que acompanhou durante toda a quinta-feira o sistema de alertas de cheias do estado, disse que no trecho de 70km onde foi implantado o programa de dragagem dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas não houve problemas... Comentários do Blog do Lote XV-   "Com exceção do Bairro Babi e São Francisco onde o Rio Botas e Canais afluentes transbordaram inundando várias casas da região em Belford Roxo...".
— Nós retiramos daquela região cinco mil famílias que moravam no leito desses rios. Elas foram realocadas para outras casas na região. Também fizemos dragagem, construímos ciclovias e parques para evitar novas ocupações irregulares. Fizemos bacias de contenção para segurar a água. O projeto custou R$ 340 milhões e beneficiou uma região que tem mais de 800 mil moradores. Foram retirados 4,5 milhões de metros cúbicos de assoreamento. 
Segundo ele, o estado já licitou e está iniciando obras na parte alta dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas, de onde serão retiradas mais três mil famílias.
Na Baixada, o secretário espera anunciar, em breve, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu. Com 30 mil hectares, ela vai garantir a absorção de água, impedindo a inundação das partes mais baixas:
— Foram 30 anos de ausência de política habitacional. Faltam cultura de prevenção e planejamento. Avançamos demais, mas o tamanho do passivo é muito grande.
Fonte: Extra Online/G1

Postar um comentário

0 Comentários