Ticker

8/recent/ticker-posts

Entrevista de DENNIS DAUTTMAM ao Jornal O DIA.


Dennis Dauttmam: 'Sou totalmente contra o aborto. Sempre fui contra'.

Dono de uma confecção e vereador, o candidato do PCdoB à Prefeitura de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, diz que já costurou acordo com o vice-governador, e provável candidato a suceder Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, para levar saneamento básico para o município da Baixada. Entre as suas propostas, ele quer implantar a escola em tempo integral e criar um hospital para doenças do coração, com atendimento sem agendamento. Sem papas na língua, afirma que não se interessava por política, mas foi convencido a se candidatar para uma vaga na Câmara Municipal para ajudar a cidade. Evangélico, é contra o aborto e afirma que sem parcerias com os governos estadual e federal não teria condição de fazer o que pretende em quatro anos.

Há quanto tempo o sr. é do PCdoB?
DENNIS DAUTTMAM: Há aproximadamente um ano.Antes eu era do PR. A minha saída do PR para o PCdoB foi porque o Garotinho, na época, queria que eu fosse vice do Waguinho. Eu conheci o Waguinho e ele não teve uma conduta muito boa comigo na Câmara e eu sabia que não daria certo.

O que teria de ruim nessa aliança?
Nunca planejei ser vice. O Garotinho disse que só tinha duas vagas pra mim: ou para vereador ou para vice. Como não queria ser vice, falei para o Garotinho que sairia do partido. Eu saí e dias depois o Garotinho me expulsou. Ele me ligou e falou: “Olha Denis, não quero te prejudicar. Estou te expulsando porque você é um cara de futuro e não quero atrapalhar.” Aí o PCdoB me convidou. Gostei porque é um partido que briga por igualdade social.

O que difere o PCdoB do Psol?
Vou ser bem transparente. Eu não gostava de política. Não me envolvia, não tinha interesse de saber quem era de direita, de esquerda. Eu estou na política porque os amigos pediram para brigar pela cidade. Até 2005, não lia nada sobre política. Sou vereador e apresentei projetos para atender a população. Não quero saber se o Psol é de esquerda, se “A” é de direita. Quero aliados para que possamos administrar a cidade, independente de partido de esquerda ou de direita.

Seu adversário, Waguinho, aproveita o desconhecimento da maioria para dizer que comunistas são a favor do aborto. Isso o incomoda?
As pessoas me conhecem e, por isso, não colou essa estratégia. Toda propaganda negativa comigo não pegou.

O sr. é a favor ou contra o aborto?
Sou totalmente contra o aborto. Sempre fui contra.

Até em estupro?
Cada caso é um caso, mas sou contra o aborto, mesmo com estupro. É uma vida, né? A gente tem que ser a favor da vida. Mesmo que seja uma questão de estupro, a gente tem que avaliar. É um ser humano. É uma vida.

Mesmo com risco de vida da mãe?
Aí é uma questão de profissionais verem a melhor maneira. Em princípio, sou contra.

Sua formação religiosa?
Não sou batizado na igreja evangélica. Minha esposa é batizada, minha mãe é batizada. Eu sou frequentador da igreja evangélica. Eu frequento várias denominações: Batista, Nova Vida, Assembleia, Renascer, várias. Nunca vou usar igreja para fazer política.

O sr. procurou os que não foram ao segundo turno?
Estou procurando o PT porque o PT é Lindbergh, é Dilma, é o Lula. Esses aliados é que estou buscando. Não o prefeito Alcides Rolim (PT). Os candidatos Beto Almada (PSC) e Rafael Andrade (Psol), sim.

O prefeito é do PT. O sr. teme que o seu adversário diga que nada vai mudar?
Acho que não.Precisamos de saneamento, de melhorar a saúde, a educação e implantar a escola técnica. Só vou conseguir em parceria com os governos estadual e federal. O senador Lindbergh ligou para dar parabéns e disse que vai me apoiar. Se tenho o PT e o PMDB, isso quer dizer que farei um bom trabalho.

O sr. é a favor do transporte alternativo?
É necessário. Não que seja a favor. Se foi implantado é porque há demanda. E na questão do RioCard, do Bilhete Único, isso tem que ver a viabilidade. Se o Bilhete Único for permitido no transporte alternativo, buscaremos parcerias para viabilizá-lo.

O que o sr. vai fazer em relação ao saneamento básico?
Tive uma reunião com o vice-governador Pezão. Fiz levantamento, filmei, fotografei, mapeei esses lugares. E apresentei ao Pezão. E por sorte minha, nesse dia, ele estava reunido com todo o secretariado discutindo a Baixada Fluminense. E ele me garantiu que a prioridade será Belford Roxo.

Educação é outro setor crítico. Quais são os projetos para melhorar a área?
Ficamos em antepenúltimo no Ideb. O governo exonerava e nomeava os educadores. A criança estava com um professor, dois meses depois com outro. Queremos trabalhar pelo ensino integral. Fiz projeto de lei criando a formação continuada para que o educador possa melhorar sua formação e, com isso, fazer com que nossos alunos aprendam mais e elevar nosso Ideb. Se conseguir fazer com que nosso Ideb suba, vou tentar implantar o 14º salário.

Falta dinheiro ou administração?
Administração. O dinheiro é suficiente para que possa ter educação de qualidade. Se administrar com decência, as coisas acontecem. Esses meus projetos são com base nos recursos que já existem.

Tem funcionário fantasma na educação?
Em todos os setores. Vou informatizar a saúde e a educação e implantar o ponto biométrico. E vou criar um corpo técnico que possa buscar recursos para implantação de novas escolas e modernizar as existentes.

Para educação integral o sr. precisará de mais professores. Será por concurso?
Contrato. Como falei, temos programas, do Fundeb ou do Esporte, que eu vou usar para implantar o ensino integral em algumas escolas. E vou abrir espaço para estagiários. E há a Secretaria de Cultura, que tem o Fundo Municipal de Cultura. Dois por cento dos recursos serão destinados para cultura. Vamos contratar profissionais e levar atividades culturais às escolas.

O que pode ser feito para melhorar a saúde?
O não atendimento e a baixa qualidade são as maiores queixas. Com os recursos que existem dá para fazer muita coisa. Vamos fazer o Centro de Referência do Coração, o BelCor. E eles vão fazer atendimento diário e quem procurar não vai precisar agendar. O atendimento será na hora.

"O candidato a prefeito de Belford Roxo pelo PRTB, Waguinho, foi convidado três vezes a vir ao DIA para ser entrevistado, mas não compareceu".
Fonte: Odia

Postar um comentário

0 Comentários