Na manhã desta quarta-feira, dia 10, cinco ambulâncias (tipo UTI) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Baixada receberam incubadoras. O equipamento, enviado pelo Ministério da Saúde, será usado para o transporte de recém-nascidos em casos de transferências inter-hospitalares ou socorro médico domiciliar. A entrega ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), em Nova Iguaçu.
— Escolhemos os municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé, pois eles são os que mais solicitam internação neonatal. Isso possibilitará o transporte com maior segurança — disse o coordenador regional interino do Samu na Baixada, Antônio Dieb.
De acordo com ele, essa novidade permitirá uma redução no tempo de espera pelo atendimento. Antônio Dieb também explica que o próximo passo a ser dado é a aquisição de respiradores específicos, que também serão encaminhados pelo Ministério da Saúde.
— Essas ambulâncias já contam com respiradores, mas eles são destinados a pessoas com mais de 5 kg. Esse, normalmente, não é o peso de um bebê. Os municípios que possuem ou podem providenciar o respirador neonatal já pode fazer uso dos equipamentos. Caso contrário, terão que aguardar os que serão enviados, mas ainda não há data definida — completou Antônio.
Apesar de terem sido priorizadas apenas essas localidades, a ideia é que os demais municípios também sejam atendidos.
— A responsabilidade do material é dos municípios. Porém, o gerenciamento é feito pela Central Regional Samu/Cisbaf. Não há impedimentos, essas ambulâncias poderão ser usadas em outras localidades.
Fonte: Extra
0 Comentários