Ticker

8/recent/ticker-posts

Escolas da Baixada tiveram Ideb maior, se comparado com avaliação anterior.

A maioria dos municípios da Baixada Fluminense teve notas médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 inferiores à meta do estado, como o EXTRA mostrou ontem. Apesar disso, quase todas as notas estão melhores que as de 2009, quando houve a última avaliação. Nos anos iniciais do ensino fundamental das redes estadual e municipal, 80% das notas são maiores. Nos anos finais, cresceram em 61% dos casos.

Um exemplo é a Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Duque de Caxias. Diferentemente do que o EXTRA noticiou, a unidade foi a que teve a maior nota entre as escolas da Baixada no Ideb 2011: 6,6 nos anos iniciais. Em 2009, a nota fora 2,8, um aumento de mais de 100%.

Em frente à favela do Lixão, o colégio não dispõe de luxos como ar-condicionado e câmeras de vigilância. As sete salas de aula, com velhos ventiladores, abrigam 307 alunos em dois turnos, do pré-escolar ao 5 ano.

— Lutamos desde 2010 para essa melhoria acontecer. A escola fica dentro de uma comunidade e tínhamos um alto índice de abandono, porque muitas crianças faltavam às aulas. Trouxemos os pais e as famílias dos estudantes para a escola. Fizemos ainda um convênio com a Associação de Moradores. Se um aluno faltar, além de telefonar, enviamos cartas de convocação para a associação. O índice de faltas caiu de 50% para menos de 10% — contou a professora Rejane Loureiro, que divide a direção do colégio com o professor Gefferson Mendes. Belford Roxo não foi citado na matéria.
Fonte: Extra OnLine.

Postar um comentário

0 Comentários