Ticker

8/recent/ticker-posts

Utilidade Pública: Você sabe o que é NEPOTISMO? é CRIME?

É o termo utilizado para designar o favorecimento de  parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à  nomeação ou elevação de cargos, devido a isto, a palavra pistolão, muito empregada no Brasil para referenciar um parente ou conhecido que obteve ganhos devido a nepotismo ou favoritismo.

Segundo o Site do MP/Pernambuco:
Nepotismo é crime? 
Não. Mas quando plenamente comprovada a intenção de dar privilégio a parentes, o agente público ou membro de poder pode ficar sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa.
Quais as sanções para o ato de improbidade administrativa? 
Conforme determina o artigo 11 da Lei 8.429/92: ressarcimento integral do dano ao erário público, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos. Quer saber mais então acesse os links abaixo...

Fonte: Wikipédia/MP-Pernambuco
Links: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20062612_home
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nepotismo

Postar um comentário

0 Comentários