![]() |
Seu Fifi: Do Futebol ao Movimento Popular uma liderança que deixou seu legado no Lote XV, Belford Roxo |
Um exemplo de Pai, Marido e Cidadão, Seu FIFÍ um "Sargentão" de bom coração que marcou a vida de muita gente
MEU PAI MEU HERÓI - A fim de eternizar a vida e legado do meu pai Jamil Gomes, o Seu Fifi pros conhecidos e familiares, decidi produzir essa postagem a fim de contar um pouco sobre sua trajetória de vida e compartilhar um pouco sobre a pessoa maravilhosa e pai de família exemplar que ele foi e sua participação no movimento social organizado através de sua participação na Associação de Moradores do Parque Amorim onde atuou como diretor ativo teno participado de várias ações que promoveram o crescimento do bairro e a conquista de politicas públicas e melhorias para a região.
Oriundo da cidade de Alfredo Chaves no Espirito Santo, chegou no Rio de Janeiro ainda na década de de 1960 onde morou em alguns bairros mais aqui na região do Parque Amorim e Jardim Brasil no Lote XV se estabeleceu, onde conheceu Maria das Graças, minha mãe com quem se casou e constituiu uma família, tendo tido 3 filhos, Rosemary(In memoria), Rosilene e Rogerio, netos e bisnetos.
![]() |
Família Gomes na década de 1980. Foto Álbum de família |
Metalúrgico de profissão se tornou um exímio mecânico montador de estruturas industriais tendo viajado muito devido a sua habilidade e expertise adquerido com o tempo de profissão, fazia a diferença naquilo que fazia, e devido a área de atuação acabou se aproximando das ações do Sindicato dos Metalúrgicos, um dos mais atuantes e influentes na época que fez com que se envolvesse mais diretamente com a militância política, quando participou da fundação do PT Partido dos Trabalhadores quando assinou a Carta de Fundação do partido em 1980, isso alavancado devido também a sua participação na Associação de Amigos do bairro Parque Amorim aqui em Belford Roxo e na Pastoral da Igreja Católica, onde participava ativamente ao lado de minha mãe em diversas atividades solidárias e voluntárias e de ajuda aos mais necessitados. Trabalho que minha mãe faz até hoje na Paroquia São Simão no Lote XV.
Devido a sua participação nas atividades na associação de moradores meu pai foi convidado a assumir o cargo de diretor social, onde devido principalmente a sua ligação com o futebol, realizou várias excursões que tinham o caráter de arrecadar fundos que eram utilizados no bairro como a compra de caminhão de barro e aterro pra jogar nas ruas que não tinham saneamento como hoje e melhorar o acesso dos moradores, também canos e conexões que eram utilizados pra fazer a ligação de água das ruas e ou consertos, pois o bairro era bastante precários e as coisas eram bem difíceis de se conseguir, isso na época em que Belford Roxo ainda era distrito de Nova Iguaçu. Nessa época minha mãe lembrou que uma dessas conquistas foi a compra de uma Geladeira usada que foi doada ao Posto de Saúde do bairro que devido a falta da mesma não podia armazenar as Vacinas.
![]() |
Extinto Campo do Verdão, ou Campo do Seu Nêne no Parque Amorim antes do jogo. Seu Fifi de pé a direta com boné vermelho e camiseta branca. Foto Álbum e família |
Seu Fifi também teve uma participação ativa no futebol da região, onde ao lado do irmão Seu Nêne e dos amigos Ari Pereira, Paulo do Gás, Elcy, Seu João do Social, Seu Lito, Seu Manel, Jacó e tantos outros que "não deixavam a bola cair" nos jogos do Campo do Jardim Brasil, no Campo do Social (Juremão), no Campo do Jacó, Campo do Primeiro de Maio e no Campo do Verdão quando a galera se divertia nos finais de semana com os jogos do JB, do Social, do MPB(motivo pra beber) e muitos outros, que é claro sempre tinha aquela farra regada a cerveja e mocotó, churrasco, angu a baiana etc.. mas segundo Dna Graça minha mãe a bomba estourava na mão dela e de outras esposas pra lavar os uniformes dos times sem máquinas de lavar rsrsr.
![]() |
Em 2015 ao lado dos amigos Elcy, Paulo do Gás e Ruy, se alegraram com o inicio da construção do novo Campo do Jardim Brasil. Foto: Rogerio Gomes |
Foi através da influência do meu pai e da minha mãe que eu acabei me aproximando da militância política e partidária onde me lembro em 1984 me levaram para participara do Comício das DIRETAS JÁ na Cinelândia, evento que me marcou e me influenciou lutar pelo meus direitos e a não se conformar com as coisas e a não olhar apenas para o meu umbigo, exemplo que sigo até hoje, tai um dos motivo da existência desse humildade blog que você lê.
Com minha mãe Dna Graça na arrumação de mais uma almoço em família, uma das atividades que ele mais gostava de fazer. Foto: Álbum de família |
Meu pai, sempre foi um pai presente e amigo, que se preocupava com a família, mesmo em momentos de doença, não baixava a cabeça e tinha orgulho de acordar de madrugada e de nunca que ter chegado atrasado no trabalho, sempre fez questão de manter suas contas em dia e de não ter gatos de luz que fosse, que nunca ninguém precisou ter batido na sua porta pra cobrar algo que ele tivesse ficado devendo, linha dura meu pai, ao contrário era aquele que todos procuravam em busca de ajuda, principalmente de suas ferramentas, que nem sempre eram devolvidas rsrsr.
![]() |
Minha irmã Rose, minha mãe e meu pai Seu Fifí. Foto: Álbum de família |
Sobre minha irmã mais velha, Rosemary, ela faleceu em 1989, vítima de um atropelamento do centro do Lote XV, quando estava a caminho do trabalha pela manhã, nunca comentei isso publicamente, mas uma obra mau sinalizada da prefeitura na época pode ter contribuído para o acidente, pois um veículo praticamente atingiu minha irmã na subida da calçada, pois segundo relatos de testemunhas, um veículo que vinha pela Av. Joaquim da Costa Lima sentido Duque de Caxias ao entrar na curva pela Est. Manoel de Sá bem no cruzamento das vias, se deparou com as placas da obra e fez uma conversão rápida pra retornar a Av. Joaquim da Costa Lima sentido Pilar tendo atingido minha irmã, um dos piores momentos vividos pela nossa família que mexeu muito com todos nós, imagina meu pai e minha mãe. Sobre o motorista do veículo, não prestou socorro e fugiu do local e nunca tivemos notícia do mesmo que com certeza já deve ter sido cobrado pelo Justo Juiz.
Com minha mãe e amigos na renovação dos votos de casamento em 2016 na Igreja São Simão no Lote XV. Foto: Álbum de Família |
No mais só tenho a dizer, que tenho um orgulho muito grande de poder ter tido ele como pai e ter convivido com ele todos esses 83 anos e garanto que fez em vida muito mais que "muitos políticos de mandato" fez e o principal... honestamente. Infelizmente ele não teve a oportunidade de ver pessoalmente (só pela internet) a sua bisneta a Linda filha do seu neto, meu filho Erick e da Dania que moram no Rio Grande do Sul, mas conheceu seu bisneto Wesley Gabriel, filho do meu enteado Wendel e da Eduarda, um renovo de alegria e esperança pra nossa família que Deus nos deu.
Que Deus e o Senhor Jesus Cristo em suas infinitas misericórdias não levem em consideração as suas falhas e o guarde em bom lugar no Céu.
Para: MEU PAI... In memoria
JAMIL GOMES
Seu Fifí
02/07/1941 - 25/02/2025
0 Comentários