Ticker

8/recent/ticker-posts

FALTA D'ÁGUA NA BAIXADA: Comunicado da Águas do Rio aponta falta de chuva como agravante

Torneiras secas e reservatórios praticamente zerados nas casas depois de quase duas semanas
sem chuva e sem cair águas nas torneiras na Baixada. Foto: Blog do Lote XV

FALTA D'ÁGUA
- A situação tem ficado cada vez mais complicada em alguns bairros de Belford Roxo e outros municípios da Baixada onde a falta d'água já dura semanas e os reservatórios já estão quase vazios residências e até quem acumula água da chuva em casa, também já usou e com a falta de chuva complica a coisa ainda mais.

Já se percebe o vai e vem de caminhões pipas pelas ruas o que confirma a gravidade da coisa e ainda assim não vemos uma movimentação direcionada a mitigar a situação, algum plano emergencial que possa dar suporte a população em caso de persistir o problema.

Reservatórios já estão praticamente zerados nas casas depois de quase duas semanas
sem chuva e sem cair águas nas torneiras na Baixada. Foto: Blog do Lote XV


Uso Consciente e Responsabilidade Social


Infelizmente segundo a Meteorologia não tem previsão de chuva para os próximos dias em nossa região, sendo assim é bom economizar água, é hora de racionar e fazer uso e re-uso consciente da água que tiver em casa, posso citar aqui em casa , onde a água da máquina de lavar e colocada num reservatório para depois ser reutilizada no banheiro e até na limpeza da casa, no chuveiro, colocamos uma bacia em baixo do chuveiro e também juntamos aquela água para usarmos no vaso sanitário e o principal é bom lembrar que Não é hora de desperdício, de lavar calçadas, carros, pois essa água vai faltar na casa de alguém até pra beber se bobear.  

Juntar água da máquina de lavar e do chuveiro para re-uso depois de quase duas semanas
sem chuva situação ta crítica na Baixada. Foto: Blog do Lote XV

Anunciam obras de ampliação do sistema mas a situação não muda

Por outro lado sabemos que toda água que abastece o Rio de Janeiro passa pela Baixada Fluminense, e essa tubulação que faz a distribuição da água corta nossos bairros mas devido as "manobras" acabam sendo "desviadas" para outras regiões em especial as áreas mais nobres do Rio o que poderia ter uma melhor administração dessa operação, por exemplo ter uma equipe especial para realizar essas manobras com um melhor revesamento, mesmo que seja nas madrugadas, se for o caso, desde que os moradores da Baixada, em especial Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis não tenham que ficar tantos dias sem ter acesso a água como tem acontecido nos últimos meses com o agravamento provocado pelos efeitos das mudanças climáticas. 

Não adianta a Águas do Rio ou o Governo do Estado anunciar que está reformando redes, construindo novos reservatórios ou ampliando o sistema se na realidade essa água não está chegando na casa das pessoas, ai é obra pra "inglês ver" pois na pratica não vemos resultado desse gasto, parece mais uma justificativa para se "fechar a água" pra Baixada, através das "manobras", já que toda vez que se anuncia uma obra se comunica o "corte no abastecimento" e ai lá vai uns 3 dias sem água, mas o pior é quando se "comunica", pelo menos 2 ou 3 obras de manutenção numa mesma semana, como aconteceu algum tempo atrás, onde a situação ficou tão complicada que os moradores tiveram que fazer manifestação pois alguns alegaram já estar sem água a mais de 20 dias e agora a situação se repete.

A empresa águas do Rio divulgou um Comunicado na última sexta feira dia 12, informando o problema e a causa da atual falta d'água em algumas localidades


A Águas do Rio informa, nesta sexta-feira (14/02), que os sistemas de abastecimento de alguns municípios da Região Metropolitana do Rio estão sendo afetados pela falta de chuva e altas temperaturas registradas. De acordo com a Climatempo, o calor excessivo deve se manter ao menos até dia 24 de fevereiro, sendo o pico na próxima semana.

O Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária identificou uma redução de disponibilidade hídrica em mananciais que contribuem para a distribuição de água nas cidades.

A Águas do Rio ressalta que, para que o sistema de distribuição de água volte a operar em plena carga, é preciso que o regime de chuvas nas bacias destes mananciais seja normalizado. Até que isso ocorra, a concessionária orienta aos seus clientes comerciais e residenciais que façam uso consciente da água, priorizando as atividades essenciais.


A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Águas do Rio - Editado

Postar um comentário

0 Comentários