ÁGUAS DO RIO - Nesta quinta-feira (16/01), enquanto ocorria a manutenção programada da Cedae na represa Rio D’Ouro, em Nova Iguaçu, na Baixada, técnicos da Águas do Rio aproveitaram para executar uma ação de melhoria no sistema de distribuição. Na adutora que recebe a água captada pela estatal no manancial, a empresa instalou dois equipamentos estratégicos para o sistema, um macromedidor e uma válvula automática. O serviço foi finalizado por volta das 14h do mesmo dia.Leia mais: Abastecimento começa a ser normalizado em partes de Belford Roxo e Nova Iguaçu, após a Cedae retomar a operação da represa Rio D’Ouro
O macromedidor é uma espécie de hidrômetro de alta capacidade, que permite medir grandes vazões de água e calcular o volume total transportado pela rede, bem como analisar eventuais perdas no sistema de distribuição e planejar ações corretivas. Já a válvula automática é um equipamento com automação e telemetria, que equaliza, de forma autônoma ou com intervenção humana e à distância, o fluxo da água no interior da tubulação.
Em breve, estes equipamentos instalados em Rio D’Ouro estarão conectados ao Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio. Localizado na Região Portuária da Capital, o setor é responsável por realizar, em tempo real e 24 horas por dia, o monitoramento e o controle remotos dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário que a empresa opera em território fluminense.
Afixados a um conjunto hidráulico, com 11 metros de extensão e 6 toneladas, o macromedidor e a válvula foram colocados em trecho da adutora que passa pela Estrada da Colônia. A confecção de parte das peças e a montagem da estrutura ocorreram na oficina da Águas do Rio, localizada na Pavuna, Zona Norte da Capital.
A intervenção realizada integra o Programa de Melhoria do Abastecimento da Águas do Rio, que tem como objetivo gerir melhor o sistema de fornecimento de água para levá-la a locais com problemas históricos de desabastecimento.
Fonte: Águas do Rio
0 Comentários