O traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, em sua festa de aniversário. Foto: Reprodução |
BAIXADA FLUMINENSE - Edgar Alves de Andrade, de 54 anos, tem mandados por tráfico e mortes. Também conhecido como Urso, é apontado como responsável por invasões de 40 favelas nos últimos 3 anos.
Mais uma grande ação no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, foi realizada nesta terça-feira (3) para prender traficantes da facção Comando Vermelho, principalmente o alto escalão da hierarquia da organização criminosa.
O principal deles é Edgar Alves de Andrade, de 54 anos, conhecido como Doca – ou Urso.
O traficante também era alvo da operação que resultou na morte de mais de 20 pessoas na Vila Cruzeiro, em maio de 2022, e seguia foragido até a última atualização desta reportagem.
Edgar Alves de Andrade, o Doca, procurado pela polícia por ser um dos suspeitos de chefiar invasões a comunidades do RJ Foto: Reprodução |
Segundo a polícia, Doca tem uma longa lista de crimes nas costas:
- mandou matar comparsas envolvidos nas execuções de três meninos em Belford Roxo;
- "condenou à morte" bandidos que executaram por engano três médicos na orla da Barra da Tijuca;
- tentou sequestrar um piloto de helicóptero da polícia para resgatar presos;
- e comanda a Tropa do Urso, responsável por invasões a dezenas de comunidades.
CLIQUE AQUI e assista a reportagem |
Megaoperação na Penha tenta prender chefes do Comando Vermelho
Caso dos meninos de Belford Roxo
Doca tem mandado de prisão pelo caso que envolveu os três meninos que desapareceram em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Segundo as investigações, o traficante mandou executar a todos que mataram as crianças. Os corpos dos responsáveis não apareceram – assim como o das crianças.
Meninos aparecem nas imagens em rua de Belford Roxo — Foto: Reprodução |
Piloto rendido para resgatar presos
Piloto faz manobra em helicóptero em cima de batalhão após ser rendido por passageiros
O criminoso ainda é apontado pela polícia como responsável pela tentativa de sequestro do helicóptero do piloto Adonis Lopes.
Em setembro de 2021, o piloto da Polícia Civil do Rio estava em um helicóptero particular e teve que fazer uma manobra sobre o Batalhão da Polícia Militar em Bangu, Zona Oeste, para evitar que dois passageiros que o haviam rendido durante o voo conseguissem resgatar presos (veja no vídeo acima).
Os criminosos queriam que o piloto sobrevoasse a penitenciária, e o Adonis chegou a entrar em luta corporal com os homens durante o voo. Os bandidos desistiram do plano quando perceberam que o helicóptero poderia cair.
'Tropa do Urso'
Edgar Alves de Andrade, o Doca, um dos chefes do Comando Vermelho . Foto: TV Globo/Reprodução |
Edgar Alves de Andrade é um dos chefes da facção Comando Vermelho, na região da Vila Cruzeiro. A comunidade tem cerca de 70 mil moradores, de acordo com dados da Prefeitura do Rio.
Nascido na Paraíba e criado na comunidade carioca, Doca, segundo a polícia, já esteve escondido no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense. A ida para a região aconteceu após uma série de ações na Vila Cruzeiro.
Policiais investigam se Doca voltou para a Vila Cruzeiro durante a pandemia de Covid, em 2020.
Além de Doca, Edgar também conhecido como Urso e comanda a chamada Tropa do Urso, responsável por invasões de mais de 40 favelas nos últimos três anos.
'Pena de morte' a traficantes que mataram médicos
De acordo com investigadores, foi Doca também quem mandou matar os quatro traficantes que executaram três médicos em um quiosque da orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em outubro de 2023.
Os bandidos – da quadrilha de Doca – confundiram as vítimas com milicianos, e o chefe não perdou o erro – condenou os comparsas à morte. Os corpos foram deixados em um carro na Zona Oeste da cidade.
Fonte: G1
0 Comentários