Emilson Cipriano tem formação como técnico de enfermagem e ajudou Luzimary dos Reis a dar à luz quando o carro que conduzia chegou ao Hospital da Posse
NOVA IGUAÇU - Na última segunda-feira (14), um motorista de aplicativo protagonizou um ato heroico ao ajudar uma passageira em trabalho de parto a dar à luz dentro do carro. O caso aconteceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e foi registrado pelo próprio motorista, que compartilhou o vídeo nas redes sociais. A notícia foi divulgada pelo portal Metrópoles.
De acordo com o relato do motorista, ele percebeu que a situação era urgente assim que a passageira entrou no veículo, já com sinais de que o parto estava próximo. Sem perder tempo, ele seguiu em direção à Delegacia de Nova Iguaçu da Posse para pedir auxílio aos policiais. “Ele abriu o caminho para mim, na contramão”, contou o motorista, referindo-se ao apoio que recebeu de uma viatura para agilizar o trajeto até o hospital.
O motorista de aplicativo Emilson Cipriano fez um parto de emergência dentro do próprio carro, no estacionamento do Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na última segunda (14). Emilson estava transportando Luzimary dos Reis Gregório de Brito, de 29 anos, que estava com fortes dores e contrações, depois que outros dois motoristas cancelaram a corrida.
Com receio de uma nova recusa, Luzimary fez um pedido ao condutor: “Eu aceitei e ela veio no chat: ‘Moço, por favor, não cancela!’ Porque estava em trabalho de parto. Eu acelerei meu carro e fui em direção a ela. Vi que o portão da casa dela demorou a abrir. Eu fiquei ansioso. E ela veio devagar, já com a bolsa rompida e molhada”, relembrou Emilson, que tem formação em técnico de enfermagem, em entrevista ao Bom dia Rio, da TV Globo, nesta sexta (18).
Em corrida contra o tempo, motorista de aplicativo realiza parto dentro do carro em Nova Iguaçu.
— Jornal O Dia (@jornalodia) October 18, 2024
Reprodução pic.twitter.com/dWGoCEhyRH
No vídeo, o motorista expressa sua emoção ao vivenciar o momento. “Peguei uma passageira que está tendo um neném. A viatura está abrindo o caminho para a gente”, narra ele, enquanto as sirenes abriam passagem. A criança nasceu na porta do Hospital Geral de Nova Iguaçu, antes que a mãe pudesse ser transferida para a maternidade.
Após o nascimento da bebê, ele celebra: “É menina! Fiz um parto, rapaziada. Fiz um parto no meu carro, cara!”. Ainda visivelmente emocionado, o motorista destacou a sensação única de participar de um momento tão especial. “Estou muito emocionado. Deus é muito bom!”, disse.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o motorista auxiliando o parto de Luzimary. A bebê de 3.790 kg e 51 cm nasceu saudável e sem nenhum problema. Após o parto, a mãe foi encaminhada para a emergência do HGNI, onde foi atendida e avaliada pelas equipes médicas. Já a bebê foi recebeu atendimento da equipe pediátrica e, posteriormente, ambas foram transferidas para a Mariana Bulhões para cuidados puerperais. Mãe e bebê receberam alta na quarta (16).
O episódio ganhou repercussão na internet, com muitos internautas elogiando a calma e a rapidez do motorista ao lidar com a situação. A gravação feita por ele registra não apenas o momento do parto, mas também a dedicação de quem, sem ser profissional da saúde, soube agir com rapidez e responsabilidade em um momento de necessidade.
Fonte: Metropoles/Veja Rio/ODia
0 Comentários