Ticker

8/recent/ticker-posts

TRE mantém indeferimento da candidatura de Dinho Resenha a vereador em Belford Roxo

Sergio Accioly dos Santos (Republicanos), o “Dinho Resenha”

Candidato que está preso por associação criminosa recorreu para obter o registro mas Tribunal rejeitou acatando parecer do MPE

BELFORD ROXO - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve o indeferimento do registro de candidatura de Sergio Accioly dos Santos (Republicanos), o “Dinho Resenha”, que pretendia concorrer a vereador em Belford Roxo. Dinho foi preso em agosto acusado de associação para comprar votos nas eleições de 2020 quando ele concorreu a vereador.

Na decisão desta quinta-feira, 12, o plenário do TRE acatou o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) e negou o registro do político. A tese do MPE foi de que o impedimento da candidatura era em prol da proteção de eleições municipais contra a influência do crime organizado no processo eleitoral. Apuração da Promotoria Eleitoral em Belford Roxo apontou indícios da aliança entre o candidato e um narcotraficante local desde 2022.

Dinho responde um processo por corrupção eleitoral (compra de votos), por várias vezes, e associação criminosa nas eleições de 2020. Para o MPE, as provas apontam que ele estava atuando da mesma forma para tentar se eleger vereador este ano. A candidatura de Dinho foi indeferida pela 154ª Zona Eleitoral e os advogados dele entraram no TRE com o recurso que foi rejeitado nesta quinta-feira.

O TRE já tinha negado, no dia 3, um habeas corpus requerido por Dinho para sair da cadeia. A Corte acolheu o entendimento do MPE de que a prisão evitaria riscos a eleitores e às testemunhas de ameaças feitas pelo candidato e por seu cúmplice, o policial militar Michel Maia Rodrigues que também está preso.Os dois foram presos na Operação Patrinus realizada pelo Ministério Público (MP). Dinho e Michel foram denunciados, juntamente com Vanessa Rodrigues de Souza e Amanda Teixeira da Silveira, por se associarem para comprar votos de diversos eleitores nas eleições municipais de 2020, em favor de “Dinho”.

O esquema foi descoberto a partir da apreensão do celular de Michel, na operação deflagrada em maio para prender PMs envolvidos com atos de corrupção no 39º BPM. No celular foram encontradas mensagens do policial com “Dinho”, Amanda e Vanessa, negociando valores para compra de votos em 2020. De acordo com o MP, também foram encontradas mensagens que evidenciam que “Dinho” e Michel, após a derrota nas eleições de 2020, passaram a planejar a vitória no pleito de 2024, inclusive fazendo alianças com criminosos.

Fonte: Agenda do Poder
Link: https://agendadopoder.com.br/tre-mantem-indeferimento-da-candidatura-de-dinho-resenha-a-vereador-em-belford-roxo/#google_vignette

Postar um comentário

0 Comentários