Moradores do Rio e da Baixada Fluminense devem economizar água. — Foto: Pixabay |
Mais de 70 bairros foram afetados pelo rompimento. A recomendação é para que moradores economizem água
FALTA D'ÁGUA - Uma adutora do Sistema Ribeirão das Lajes, em Seropédica, se rompeu e causou um vazamento em tubulação de grande porte. Por conta disso, o abastecimento de água precisou ser reduzido nas zonas Norte, Sul e Oeste do Rio, além do Centro, e parte da Baixada Fluminense. Mais de 70 bairros foram afetados pelo rompimento.
Por enquanto, não há desabastecimento, porém, moradores dessas regiões podem ficar sem água nas próximas horas, caso não economizem. Isso porque equipes da Rio Mais Saneamento ainda estão atuando no reparo. A recomendação da Águas do Rio é que os moradores priorizem serviços essênciais. Segundo a Rio Mais Saneamento, a previsão é que o abastecimento seja normalizado no final da noite de hoje.
O Rio vive uma crise hídrica por conta da seca. Uma das áreas mais afetadas é o Sistema Guandu, que está com o nível do reservatório em 67,23% da sua capacidade - volume bem inferior ao maior registrado em 2024, quando, em 12 de abril, o reservatório chegou a 97,40%.
O Sistema Acari, que atende parte da Baixada Fluminense, opera com cerca de 50% da capacidade devido à longa estiagem, a pior dos últimos cinco anos na região, que reduziu o nível dos mananciais.
Em uma agenda, nessa quinta-feira (18), o governador do Rio, Cláudio Castro, disse que a Região Metropolitana segue sendo a mais afetada pela estiagem. Dois milhões de pessoas estão com restrição em cidades como Maricá, São Gonçalo, Itaboraí e Niterói, já que o sistema Imunana-Laranjal ainda sofre com uma redução de na captação e distribuição de água para as concessionárias.
"De todos os nossos sistemas, nós temos um problema que é o Imunana-Laranjal. A previsão do tempo não é favorável, não tem previsão de chuva naquela região nos próximos dias, mas a gente continua fazendo aquele trabalho que eu falei na coletiva de segunda-feira para garantir que não haja desabastecimento para nenhuma pessoa."
Durante esse período de seca, a Cedae solicita aos consumidores que usem água de forma equilibrada, adiando tarefas não essenciais que demandem grande consumo.
Com esse rompimento na adutora que abastece as zonas Norte, Sul e Oeste do Rio, além do Centro, e parte da Baixada Fluminense, a recomendação continua sendo para economizar água.
Fonte: CBN/GLOBO
0 Comentários