Ticker

8/recent/ticker-posts

Draco e ICCE realizam incineração de 30 toneladas de fumo e cigarros contrabandeados em Duque de Caxias, causando prejuízo milionário à organização criminosa

Polícia encontra centro de distribuição de cigarros contrabandeados em Duque de Caxias
Foto: Divulgação

DUQUE DE CAXIAS
- No último dia 9, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco) e o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) realizaram a incineração de 30 toneladas de fumo in natura, cigarros contrabandeados e materiais para fabricação, fruto de uma operação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Durante a ação, os policiais civis conseguiram desmantelar uma central de distribuição desses produtos ilegais.

É importante ressaltar que Duque de Caxias é conhecida por abrigar a maioria das fábricas clandestinas de cigarros, principalmente do Paraguai, os quais são proibidos de serem comercializados no Brasil. Muitas dessas fábricas exploram mão de obra em condições desumanas, mantendo trabalhadores paraguaios em situações análogas à escravidão. Por isso, a Draco vem intensificando ações de combate ao crime organizado nessa região.

Com a apreensão e destruição desse material, estima-se um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 5 milhões para a organização criminosa responsável. Essa operação faz parte de um conjunto de ações contínuas da Draco, que busca reprimir o comércio ilegal de cigarros, proteger a saúde pública e identificar e responsabilizar os envolvidos nessas práticas ilícitas.

A incineração foi realizada seguindo todas as normas técnicas e ambientais, com a presença de um perito da Polícia Civil para garantir a legalidade do processo. Tanto o local da apreensão quanto o material recolhido foram submetidos à perícia pelo Instituto Carlos Éboli, garantindo a transparência e a eficácia das investigações conduzidas pelas autoridades. Essas ações visam combater o contrabando de cigarros e garantir a segurança da população, demonstrando o comprometimento das forças policiais no combate ao crime organizado.

Polícia encontra centro de distribuição de cigarros contrabandeados em Duque de Caxias — Foto: Reprodução

ENTENDA O CASO

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Organizados e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) interditaram na manhã desta segunda-feira (9) um centro de distribuição de cigarros contrabandeados em na Avenida Secadora Cabral, esquina com Avenida Mascarenhas de Morais, em Duque de Caxias.

Durante a ação, os policiais apreenderam grandes quantidades de fumo, materiais necessários para a fabricação de cigarros e milhares de cigarros da marca Gift, provenientes do Paraguai.

O material apreendido estava, na tarde desta segunda, em processo de contabilização e organização para futura incineração na Cidade da Polícia.

A DRACO-IE instaurou um inquérito policial para investigar a origem do material contrabandeado e identificar o responsável pelo estabelecimento.

O prejuízo, segundo fontes ligadas à indústria de cigarros, foi de mais de R$ 5 milhões.

Fonte: G1/Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários