Ticker

8/recent/ticker-posts

BELFORD ROXO, DUQUE DE CAXIAS E JAPERI ESTÃO ENTRE OS PIORES DESEMPENHO NO IDEB NA BAIXADA


Imagem meramente ilustrativa de uma sala de aula. Reprodução: Internet

Entre as 13 cidades avaliadas Duque de Caxias, Belford Roxo e Japeri apresentaram o pior desempenho, com nota 4,1. A nota do Ideb varia entre Zero e 10

BELFORD ROXO - Ao contrário da capital fluminense, cujas escolas da rede municipal de ensino conquistaram bons desempenhos nos Anos Iniciais e Finais, as unidades educacionais dos municípios da Baixada Fluminense ficaram abaixo da meta determinada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O índice, que varia de zero a 10, é uma importante referência para a elaboração e execução de políticas públicas ligadas à qualidade da educação. Entre as 13 cidades avaliadas Duque de Caxias, Belford Roxo e Japeri apresentaram o pior desempenho, com nota 4,1. Na sequência vêm Mesquita (4,2); São João de Meriti (4,3); Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e Magé (4,4); Itaguaí (4,6); Guapimirim (4,8); Paracambi (4,9); e Seropédica (5,2).

Para reverter o desastroso cenário, a especialista em Educação e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin, defende a implementação de escolas de tempo integral. Ela também ressalta a importância de elaborar um currículo condizente com a realidade dos alunos, “com mais experimentação e menos teoria”.

“Os jovens querem ter uma educação mais mão na massa, com mais experimentação e menos teoria. A gente tem que ter materiais didáticos que se conectem com as habilidades que a base nacional comum curricular estabeleceu. Outro ponto importante é mudar a formação inicial do professor, que na universidade ainda é muito teórica e distante do chão da escola”, explicou a especialista, segundo o site Tempo Real (RJ).

Ranking das cidades por ordem alfabética

Belford Roxo: 4,1 (meta 5)

Duque de Caxias: é 4,1 (meta 4,8)

Guapimirim: 4,8 (meta de 5,2)

Itaguaí: 4,6 (meta 5)

Japeri: 4,1 (meta 5)

Magé: 4,4 (meta 5,2)

Mesquita: 4,2 (meta 5)

Nilópolis: 4,4 (meta é 4,7)

Nova Iguaçu: 4,4 (meta 5,2)

Paracambi: 4,9 (meta é 5,4)

Queimados: 4,4 (meta 5)

São João de Meriti: 4,3 (meta 4,9)

Seropédica: 5,2 (meta é 5,4)

Fonte: Diário do Rio
Link: https://diariodorio.com/escolas-da-baixada-fluminense-registram-desempenho-abaixo-da-meta-do-ideb/

Postar um comentário

0 Comentários