Ticker

8/recent/ticker-posts

O SEPE SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DIVULGOU UMA NOTA DE REPÚDIO APÓS A PRISÃO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO


Secretário de Educação de Belford Roxo foi preso hoje (9) por desvios em verbas da merenda escolar

9 de julho de 2024

BELFORD ROXO - O secretário municipal de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, foi preso na manha de hoje (9) em uma operação da Polícia Federal no município de Nova Iguaçu. O secretário foi alvo de uma operação destinada a combater o desvio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas municipais de Belford Roxo, com prejuízos de cerca de R$ 6,1 milhões. Além de Macedo, outros 21 mandados de busca e apreensão em município da Baixada e da capital foram expedidos pela 7ª Vara Federal da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Até o momento, os agentes da PF já apreenderam 300 mil euros na casa de um dos alvos da operação em um condomínio da Barra da Tijuca. Em outra casa, em Nova Iguaçu, foram encontrados R$ 360 mil. Segundo o Jornal o Globo, cerca de cem agentes participam da operação para combater as fraudes, que eram realizadas a partir de sucessivos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa. Estes pagamentos, segundo a PF, eram destinados a empresas contratadas para o fornecimento da merenda escolar. A investigação mostrou ainda que estas empresas pragavam vantagens indevidas aos participantes do esquema.

Enquanto o secretário era preso, uma batida da PF em um galpão da Secretaria Municipal de Educação encontrou alimentos e matérias sem o armazenamento adequado, além, de utensílios de cozinha próximos ao chão.

NOTA:
O Sepe condena os desvios nas verbas destinadas à alimentação das crianças que estudam nas escolas municipais e Belford Roxo e solicita das autoridades de segurança o máximo rigor nas apurações sobre o caso e a punição exemplar para todos os seus envolvidos. Não é possível que, num momento em que as escolas públicas em todo o estado do Rio de Janeiro passem por dificuldades por causa da falta de investimentos dos governos, milhões sejam desviados por aqueles que são investidos pelo poder público para dar uma solução e garantir a educação pública de qualidade para todos.

Na sua luta diária em defesa da Educação, dos educadores e dos alunos filhos da população trabalhadora, o sindicato tem se defrontado com diversos casos semelhantes de desvios de dinheiro público destinado a garantir a alimentação dos nossos alunos e outras falcatruas envolvendo o poder público e empresas terceirizadas que são contratadas com preços superfaturados e ajudam a escoar as verbas educacionais em transações ilegais.

Fonte: SEPE

Postar um comentário

0 Comentários