(Foto: Marcos Antonio de Jesus / Super Rádio Tupi) |
BAIXADA FLUMINENSE - O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e a secretária de Estado de Saúde do RJ, Claudia Mello, vistoriaram nesta segunda-feira (15) as obras do Instituto Estadual do Câncer da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Com investimentos de mais de R$ 87 milhões, o Instituto atenderá as demandas da região, evitando que os pacientes em tratamento precisem se deslocar até o município do Rio de Janeiro ou para a Região Sul do estado.
Localizado ao lado do prédio onde funcionará o Instituto Estadual do Câncer da Baixada Fluminense, o Rio Imagem Baixada (RIB) também recebeu a visita do governador e da secretária estadual de saúde, Cláudia Mello, do presidente da Fundação Estadual de Saúde, João Ricardo Piloto, e alguns deputados federais e estaduais.
O Rio Imagem Baixada acaba de completar um ano e realizou cerca de 1 milhão de exames laboratoriais e de imagem durante os primeiros 12 meses de funcionamento.
Previsto para ser inaugurado no fim de 2025, o Instituto Estadual do Câncer da Baixada Fluminense contará com 86 leitos, sendo 20 de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), além de 20 consultórios médicos, 26 cadeiras para quimioterapia, um aparelho de radioterapia e outro de imagem para realização de PET Scan, exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores.
Assim que concluída, essa será a segunda unidade da rede estadual dedicada exclusivamente ao tratamento contra o câncer. A primeira está sendo construída em Nova Friburgo, na Região Serrana. Com investimento de R$ 65,3 milhões, também será referência no tratamento contra o câncer e está em fase final de obras, com previsão de entrega da construção civil em novembro de 2024.
RIB vai oferecer novos exames
A partir de agosto, o Rio Imagem Baixada vai oferecer colonoscopia e endoscopia, dois exames cuja procura é grande. A colonoscopia é um exame importante para a detecção precoce do câncer de intestino, indicado para pessoas a partir dos 45 anos, e também para pacientes que já tratam a doença. A endoscopia é um exame utilizado para analisar a mucosa (camada mais superficial) de órgãos do sistema digestivo.
A unidade também está adequando uma sala para a realização de litotripsia, procedimento não-invasivo para fragmentação de cálculos renais.
“Ao garantir o diagnóstico rápido e qualificado, oferecemos esperança e maiores chances de cura de doenças que podem ser graves. O Rio Imagem Baixada é o SUS dando certo não apenas pelo volume ofertado, mas pela qualidade deste atendimento”, avalia a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Fonte: Rede M Rio
0 Comentários