Ticker

8/recent/ticker-posts

Caxias vai sediar a 1ª ExpoBus RJ, Ônibus antigos e novos serão estrelas de exposição gratuita em Duque de Caxias, em agosto

Ônibus de colecionadores estão na lista de mais de 60 coletivos confirmados na exposição. À esquerda, Darles
Amaral. Ao centro, o irmão Metuzalen. À direita, o amigo Fernando Noleto — Foto: Domingos Peixoto /
Agência O Globo / 29-05-2024

Mais de 60 coletivos estão confirmados; expectativa é que o evento atraia mais de 3 mil pessoas

DUQUE DE CAXIAS - Para além de personagem do cotidiano dos trabalhadores do Rio, numa relação de amor e ódio, os ônibus terão um dia para serem contemplados. Isso porque em 31 de agosto, a cidade de Duque de Caxias vai sediar a 1ª ExpoBus RJ, exposição gratuita que contará com coletivos, desde veículos de colecionadores e relíquias das viações, até os que estão em atividade no momento. A expectativa é que o evento atraia mais de 3 mil pessoas.

O empresário Metuzalen Amaral e seu irmão, Darles Amaral, estão organizando o evento. Colecionadores de ônibus antigos, eles também levarão seus veículos para a exposição, que será realizada na chamada Nova Arena da Baixada (Rodovia Washington Luiz 104), em Santa Cruz da Serra, Caxias. Metuzalen, por exemplo, comprou um Marcopolo Torino 1997/1998 e o reformou, colocando as cores da extinta Viação Acari. Uma das atrações do evento será içar esse veículo a 30 metros de altura, com um guindaste.

A escolha do layout vem de um tempo em que ele morava em Madureira e pegava diariamente a linha 254 para se deslocar até o Centro do Rio. A empresa, que também operava linhas como a 277 (Rocha Miranda-Candelária), a 457 (Abolição-Copacabana) e a 607 (Cascadura-Rio Comprido), fechou em 2021. Essa é apenas uma das memórias possíveis para os visitantes, que terão à disposição dezenas de veículos: até o momento, 60 ônibus foram confirmados e a expectativa é que o número passe de 100.

O ônibus é efetivo na vida de todo brasileiro, principalmente da Baixada Fluminense ou do Rio. Em algum momento, alguém andou de ônibus. A gente convive com o ônibus todo dia, querendo ou não. A exposição trará a memória da ida para a casa dos avós, ou de uma criança que foi brincando dentro de um ônibus na excursão de colégio — observa Metuzalen.

Também haverá coletivos do presente, que são mais tecnológicos, com carregador USB, além de painel que indica a velocidade e a temperatura interna. Os visitantes poderão entrar em boa parte desses ônibus. Diariamente, são publicadas confirmações dos veículos que estarão expostos na página @expobusrj, no Instagram.

Além de veículos urbanos, que rodam em linhas da Transportes Flores (que faz linhas entre cidades da Baixada e o Rio) ou da Viação Redentor (que opera majoritariamente em linhas da Zona Oeste do Rio), também haverá veículos que operam linhas interestaduais — os chamados "ônibus de viagem". O sonho de consumo dos organizadores é ainda a presença de um ônibus articulado, como os que rodam no BRT.

Atualmente, é comum ver feiras como essa acontecerem em São Paulo ou em Juiz de Fora (MG). Mas essa será uma chance de fazer, pela primeira vez, o mesmo no Rio. Esse será um marco para os busólogos, como se consideram Darles e Metuzelen: assim são chamadas as pessoas que têm por hobby gostar de ônibus,

O busólogo é, em particular, um fã apaixonado. Será como estar diante de um ídolo dele. É um sonho poder fotografar e entrar no veículo. Então tem esse apelo mais emocional. Já para as demais pessoas será como ir a uma partida de futebol pela primeira vez: a sensação é bem parecida à de sentir o clima de um estádio, ver o gramado e os jogadores — completa Metuzalen.

Os irmãos que organizam o evento foram personagens de uma matéria publicada pelo EXTRA em junho, que contava a história de colecionadores que chegavam a investir R$ 100 mil, entre compra e reforma, de ônibus antigos. Na ocasião, eles revelaram a vontade de organizar a feira, que agora saiu do papel. A data inicial prevista era para setembro, mas coincidiria com o Rock In Rio, o que diminuiria o número de ônibus expostos, por conta do reforço na frota urbana, ou do fretamento de muitos veículos por parte das empresas expositoras.

Realizado com apoio da Secretaria de Cultura de Caxias e da Secretaria estadual de Transportes, o evento terá ainda espaço kids e distribuição de água gratuitamente, graças a parcerias. Haverá ainda venda de comidas a cargo de food trucks.

Fonte: EXTRA
Por João Vitor Costa — Rio de Janeiro

Postar um comentário

0 Comentários