Ticker

8/recent/ticker-posts

TARIFA DE ÔNIBUS ZERO FOI TEMA DE DISCUSSÃO EM DUQUE DE CAXIAS


DUQUE DE CAXIAS
- A Associação Comercial e Industrial de Duque Caxias foi sede de um debate sobre a tarifa zero na última sexta-feira. Um dos defensores da medida na Câmara Federal, o deputado Jilmar Tatto (PT) participou do debate, que girou em torno da defesa da adoção da iniciativa na cidade. Pré-candidato à prefeitura da cidade da Baixada Fluminense, José Camilo Zito fez parte da mesa.

“A tarifa zero está presente em 13 municípios do estado. É importante sempre ressaltar que a gratuidade no transporte coloca em exercício o direito constitucional de ir e vir, além de aquecer a economia de qualquer cidade”, destacou Tatto, que já foi secretário municipal de Transportes de São Paulo e atualmente ocupa o cargo de secretário nacional do PT: “A instituição da tarifa zero enquanto política pública muda a realidade da cidade e a vida da população. O sistema de catracas não se sustenta mais”.

Evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Duque Caxias — Foto: Divulgação

Segundo o deputado, a equipe responsável pelo plano de governo do PT fez todos os cálculos necessários e propostas de ações para a gestão do sistema, com ganho de eficiência, previsibilidade e controle sobre os contratos. O partido faz parte da federação Brasil da Esperança ao lado de PV e PCdoB.

“Os moradores de Duque de Caxias gastam muito com os ônibus municipais. Não é justo que uma boa parte do orçamento familiar seja perdido dessa maneira. E não é a prefeitura que vai pagar o transporte, ela vai somente usar os impostos que o cidadão já paga de forma responsável e útil para o seu dia a dia”, disse Zito.


Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) destacaram recentemente que os principais impactos positivos da tarifa zero são a promoção da inclusão social; ampliação do acesso ao sistema de transporte público coletivo, em especial para a população mais vulnerável; aperfeiçoamento da gestão do transporte público coletivo; ampliação da igualdade de oportunidade; e incentivo a políticas públicas participativas, uma vez que a opinião dos usuários é parte essencial do processo continuado de implementação do programa.

Fonte: EXTRA

Postar um comentário

0 Comentários