Grande Otelo Filho |
O evento terá ainda um sarau de poesia, mostrando que Baixada além de audiovisual é literária. O produtor da ‘Mostra A Baixada’ é André Bentes, em parceria com a Cavídeo, e com apoio do Instituto Cultural Abrapalavra e Cachaça Magnífica.
“Quero transformar esta Mostra num evento permanente, para dar visibilidade à produção audiovisual dessa região, viabilizada a partir dos ainda escassos recursos e fomentos”. O evento terá como convidado especial o ator (e patrimônio cultural!) Grande Otelo Filho.
Os curtas que serão exibidos
Boneca Perdida
Um dos curtas que será exibido é “Boneca Perdida”, roteiro e direção de Gilbert Correa, projeto que envolveu mais 30 profissionais, entre artistas e técnicos, que tem objetivo de alertar os jovens sobre o que as escolhas erradas podem ocasionar na vida de uma pessoa. Com experiência em redação no jornalismo policial, Gilbert Correa se inspirou em fatos reais para desenvolver a trama que conta a história de Rebeca, uma jovem de origem religiosa que acaba se envolvendo no mundo da criminalidade, colocando sua família risco de morte. O curta foi financiado pelo Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo em São João de Meriti, o projeto virou realidade graças ao histórico artístico da atriz e produtora executiva Daysy Souza, que vive Sarah, mãe da protagonista. O ator Grande Otelo Filho fez participação especial como delegado. As filmagens duraram seis dias com locações em São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e em Copacabana, no Rio.
Até as pedras se encotram
Direção e Roteiro de Anna Diamante, Conta um pouco da vivência da escritora e compositora Carolina Maria de Jesus. Negra, pobre e que enfrentou grandes dificuldades, até passar por uma auto transformação após um encontro literário com o escritor Lima Barreto. Baseado no livro “ENCONTRO”, de Anna Diamante, em homenagem aos 110 anos de Carolina Maria de Jesus e ao escritor Lima Barreto, esse filme vem com o intuito de trazer reconhecimento às pessoas que, assim como Carolina Maria de Jesus e Lima Barreto, enfrentaram e enfrentam problemas financeiros; raciais e intelectuais, a busca pelo auto-conhecimento e a importância de batalhar, não desistir e nem se
conformar com o que lhe é imposto.
Livros não morrem
Com direção de Ricardo Rodrigues, “Livros não morrem” mostra a rotina de Nello Saporetti, dono do Sebo Meriti, que compra e vende livros usados, acreditando que os livros físicos jamais deixarão de existir apesar da tecnologia e das redes sociais. Ao fazer os livros “sobreviverem” no mercado literário, dois grandes personagens da literatura ganham vida e andam pelas ruas da Baixada Fluminense recitando trechos de seus livros.
Cascudos
Curta-metragem. Ficção, de Duque de Caxias – RJ, com direção de Igor Barradas e Produção de Sabrina Bitencourt, conta a história de Pedrinho, que adora se divertir no fliper, mas quando os moleques da Vila Ideal chegam a brincadeira acaba ficando séria. Situada em uma das muitas fronteiras da metrópole fluminense, a história nos mostra que o jogo da vida também pode nos separar de diferentes formas. O filme é parte das produções do Cineclube Mate com Angu.
Fonte: Agência de Noticias das Favelas
0 Comentários