Ticker

8/recent/ticker-posts

DISQUE DENUNCIA E PREFEITURA DO RIO LANÇAM NOVO SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO

Apresentação da CIVITAS. Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

RIO DE JANEIRO
- A cidade do Rio lança, nesta terça-feira (4), a Civitas (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública). Trata-se de uma parceria com o Disque Denúncia para participar do sistema integrado de monitoramento por câmeras da capital. O objetivo é apoiar, com informações, as forças de segurança estaduais e os órgãos municipais.

A Civitas vai funcionar no Centro de Operações Rio (COR). Com isso, o Disque Denúncia voltará a funcionar 24 horas todos os dias. A central de atendimentos vai atuar diretamente na operação, fornecendo os dados dos atendimentos aos cidadãos. O projeto tecnológico de monitoramento usa câmeras do COR, da CET-Rio e futuramente das empresas de segurança, para fazer um cerco inteligente, em apoio à segurança pública da cidade.

A Civitas tem como objetivo apoiar as forças de segurança estaduais e os órgãos municipais -
Beth Santos/Prefeitura do Rio

A central vai aproveitar o conhecimento técnico do COR e a credibilidade do Disque Denúncia, há quase 30 anos uma referência para o cidadão, e atuar como uma rede de vigilância comunitária. O monitoramento de veículos será feito por 900 radares e 50 câmeras com leitura de placas, que serão capazes de descobrir carros clonados na cidade.

O projeto também visa acompanhar os casos de violência doméstica e outras questões de segurança na cidade, como vandalismo. A Prefeitura investiu R$ 7 milhões para o Disque Denúncia voltar a funcionar em tempo integral. O número de atendentes vai passar de 19 para 36. 

O Disque Denúncia voltará a funcionar 24h todos os dias – Beth Santos

O Disque Denúncia atenderá todas as cidades fluminenses, contribuindo com a Polícia Militar.

Fonte: ODia
Link: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2024/06/6857972-prefeitura-do-rio-e-disque-denuncia-lancam-sistema-integrado-de-monitoramento.html

Postar um comentário

0 Comentários