Ticker

8/recent/ticker-posts

ÁGUAS DO RIO AMPLIA O ABASTECIMENTO DA BAIXADA EM 12 MILHÕES DE LITROS POR DIA

Operação da Águas do Rio — Foto: Divulgação

BAIXADA FLUMINENSE
- Um aumento de 12 milhões de litros de água tratada a mais por dia passa a ser entregue nas torneiras de cerca de 762 mil moradores de Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O sistema de bombeamento Booster Baixada, da Águas do Rio, construído na década de 70, foi modernizado pela empresa e, enfim, opera com capacidade máxima.

O abastecimento de água na Baixada Fluminense sempre foi difícil, moro aqui há 13 anos e sei bem como é. E essa não era uma luta apenas minha, mas de toda uma população. Foi difícil conviver por vários anos com a falta d’água. Tínhamos que ir para casa de parentes, tomar banho, fazer comida e outras tarefas — conta Ana Paula Gentil Begário, moradora da Vila São Luís, em Duque de Caxias, que viveu anos “com a torneira seca”.

O Booster Baixada foi projetado para funcionar com quatro grupos de bombas d’água, mas, até nas últimas semanas, nunca tinha operado na sua capacidade máxima. A falta de água afeta dia após dia o cotidiano dos moradores da Baixada. Com a modernização do abastecimento criado há quase 50 anos, a moradora vê esperança de melhoria.

Temos visto as equipes da Água do Rio nas ruas trabalhando para melhorar essa situação — destaca Ana Paula, que tem esperança de que “a água continue chegando na sua casa”.

A concessionária Águas do Rio realizou a ativação de “uma adutora de grande porte”, o que aumentou a quantidade de água que chega até a unidade. Também foram realizados ajustes operacionais no sistema, viabilizando o aumento na distribuição.

— Nossos esforços para levar água e dignidade à população da Baixada não param. Esse sistema de bombeamento passou por uma modernização, com a substituição de conjunto de bombas antigas por um novo. Além disso, também foram instalados novos equipamentos, o que permitiu uma operação remota feita a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da empresa, no Centro do Rio. Tudo isso reflete na melhoria do serviço e, sobretudo, em vidas transformadas — garante Marcello Dall’Ovo, diretor da Águas do Rio.

Fonte: EXTRA Online

Postar um comentário

0 Comentários