Ticker

8/recent/ticker-posts

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA FREGUESIA CRIA ABAIXO ASSINADO POR LINHA DE METRÔ ATÉ BELFORD ROXO


METRÔ ATÉ BAIXADA
- Linha Transversal do Metrô, conectando a Estação Jardim Oceânico ao município de Belford Roxo, e cortando áreas como Itanhangá, Muzema, Rio das Pedras, Anil, Freguesia, Pechincha, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire, Marechal Hermes, Costa Barros, Pavuna e São João de Meriti. O itinerário e seu nome foram idealizados pelo Grupo de Trabalho de Mobilidade da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf) após discussões iniciadas em 2021. Agora, a entidade quer que o Governo do Estado inclua o traçado no Plano Diretor Metroviário do Rio de Janeiro, estudo que indica diretrizes para a ampliação da malha até 2045. No fim de março, um abaixo-assinado reivindicando a inclusão da linha no documento foi criado pela associação na plataforma Change.org (Link do ABAIXO ASSINADO).

Moradores da Freguesia já reivindicam a chegada do metrô a Jacarepaguá desde antes da concepção do novo traçado. Coordenador do grupo de trabalho da Amaf, Lélio de Araújo diz que espera obter 150 mil assinaturas para levar o pleito da nova rota ao governador Cláudio Castro.

— Sou morador da Freguesia há 40 anos e, durante toda a minha vida na área, convivo com dificuldades de transporte. Para sair do bairro, sempre dependemos de ônibus lotados. Como estamos no pé da serra Grajaú-Jacarepaguá, os coletivos quando chegam aqui para pegar a via já não comportam mais ninguém, porque vêm pegando passageiros em vários outros bairros. Desde sempre, não temos investimentos em transporte público. A região só cresce em termos populacionais, num movimento incentivado pelo poder público, e o problema continua o mesmo. Então, pensamos que essa linha de metrô seria benéfica não apenas para o nosso bairro, mas para todas as comunidades do entorno e das outras regiões por onde circulará — diz Araújo. — Como a revisão do PDM deve ocorrer em 2027, este é o momento ideal para convocarmos a população e mantê-la mobilizada até lá.

Em setembro passado, a associação enviou um ofício para a Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos), empresa ligada à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana e responsável pelo PDM, com a reivindicação. Entre os argumentos, a entidade diz que a estação Jardim Oceânico do metrô não é bem integrada a Jacarepaguá, que a linha conectaria Freguesia a vias de grande circulação, como a Linha Amarela, e que as demais áreas contempladas no percurso, como a Baixada Fluminense, tiveram grande expansão populacional nos últimos anos sem igual crescimento na oferta de transporte público de qualidade.

Na ocasião, Rafael Machado Quaresma, diretor-presidente da Riotrilhos, considerou pertinente a linha proposta pela Amaf e sugeriu que a inclusão da Linha Transversal seria analisada pela empresa na atualização do atual PDM. Concluído em 2017, o planejamento tem dez anos de validade. Ao GLOBO-Barra, a Riotrilhos confirmou a resposta, dizendo ser “plenamente possível que este pleito seja incluído nas discussões, observando todos os aspectos técnicos necessários, a projeção de demanda e o potencial de crescimento”.

No PDM vigente, dois trechos prioritários são Praça XV-Araribóia-Alcântara (Linha 3), ligando Rio, Niterói e São Gonçalo; e a ampliação da Linha 4, que seria estendida do Jardim Oceânico até o Recreio dos Bandeirantes, com parada no Terminal Alvorada. O projeto da Linha Transversal da Amaf também prevê conexão com as duas extensões.

Fonte: O GLOBO
Link: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra/noticia/2024/04/15/metro-moradores-da-freguesia-fazem-abaixo-assinado-por-linha-que-iria-ate-a-baixada-fluminense.ghtml

Postar um comentário

0 Comentários