Ticker

8/recent/ticker-posts

INOCENTES DE BELFORD ROXO MUDA ENREDO E HOMENAGEIA "CAMELÔS" EM VEZ DE CIDADE DE PREFEITO ALIADO DE WAGUINHO

CARNAVAL 2024
- A Inocentes de Belford Roxo trouxe para a avenida o enredo “Debret pintou, camelô gritou: Compre 2, leve 3! Tudo para agradar o freguês”, exaltando a figura dos camelôs e comerciantes ambulantes de todo o país. Trazendo a história desde os trabalhadores de ganho, e chegando aos camelôs atuais que encontramos na rua, nos ônibus, e trens, a escola de Belford Roxo homenageou cada trabalhador informal que aquece a economia diariamente.

O site CARNAVALESCO conversou com alguns integrantes da escola antes do desfile começar, onde eles falaram da importância dos camelôs no dia a dia, e também ao longo da história, citando sobre as fantasias das alas que representam.

“O camelô é uma coisa histórica no Brasil, desde o tempo do Brasil escravagista as pessoas estavam na rua vendendo, mercando, comercializando. O camelô não tem nada de novidade, o que tem hoje é um novo nome, e talvez a função dele hoje seja mais clemente do que antigamente, porque dava-se para sobreviver, hoje está muito mais difícil, tem muito mais restrições, licenças, uma série de coisas, mas é uma coisa necessária. É uma função que vale a pena ser mantida, porque todo mundo compra em camelô. Eu também compro”, contou Luiz Monteiro, ator, e desfilante na ala dos mercadores judeus. “As peças que nós carregamos simbolizam essa mercadoria que era vendida por eles: O tacho de cobre, as colheres de madeira, que é muito do comércio ambulante também”, concluiu ele.

ASSISTA AO DESFILE COMPLETO DA INOCENTES DE BELFORD ROXO 2024

POLÊMICA POLÍTICA

Segundo comentarista do vídeo da Band, a Inocentes de Belford Roxo que tem como presidente Reginaldo Gomes, decidiu mudar o enredo da escola de samba para 2024 que homenagearia a cidade de Búzios na região dos lagos, pois o prefeito da cidade é do Republicanos, mesmo partido do Prefeito da cidade Waguinho, hoje adversário direto de todos os apoiadores da Pré-candidatura do Deputado Estadual Marcio Canella (União Brasil) a prefeitura da cidade.


O segundo setor da Inocentes de Belford Roxo trouxe uma homenagem aos comerciantes que vieram de longe para se estabelecer no Brasil , como árabes, judeus, chineses, e turcos, que contribuíram para a criação de diversos mercados e feiras país a fora, como o Ver-o-Peso em Belém, o Mercado de Belo Horizonte, o Mercado Modelo de Salvador, o Centro de Tradições Nordestinas no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e o Mercado Municipal de São Paulo.

O segundo carro veio cheio de referências a esses locais, como o vitral que enfeita o prédio paulistano como costeiro da alegoria, junto da arquitetura marcante do Centro de Tradições Nordestinas, as garrafadas vendidas no Ver-o-Peso, com uma escultura de baiana e seu tabuleiro na frente do carro, enfeitados com fitas do Senhor do Bonfim. As alas passaram por diferentes mercadores que formaram o comércio popular no país, em tons de roxo, azul e branco.

Alguns integrantes de alas desse setor citaram as inspirações de suas fantasias, assim como dois destaques do carro, e contaram sobre como o setor foi desenvolvido ao CARNAVALESCO.

Uma das alas, foi sobre os mercadores chineses, que influenciaram a formação das feiras livres no Brasil, através de uma cultura empreendedora, onde uma das integrantes, Marinês de Camargo, de cinquenta e dois anos, falou um pouco sobre a fantasia: “A gente representa esse mercador chinês que vem trazer a contribuição da China para o nosso mercado informal. Na década de 80 e 90 era tudo do Paraguai. Atualmente são os produtos Made in China. Então, a gente vem representar a contribuição chinesa ao mercado informal”. Sobre a estrutura da fantasia, além de linda e leve, ela comentou sobre os detalhes: “A estampa do cetim tem os dragões chineses. Eu achei isso interessantíssimo, eu adorei. Mas a fantasia em si está toda bonita”, finalizou.


Paulo César, um dos destaques, veio trajado de marajá representando tanto o comércio do SAARA com as especiarias. “O enredo fala dos camelôs, e no SAARA, que é próximo de nós, na Uruguaiana, tem uma vasta extensão de camelôs, e eu vir justamente representando ele nesse carro dois, e as especiarias”. Além disso, ele deseja conhecer algum dos mercados representados na alegoria: “Ainda não tive a felicidade de conhecer algum deles, espero que logo após a vitória da Inocentes, com o respeito às co-irmãs, eu vá conhecer algum deles”.

Fonte: Portal CARNAVALESCO
Por Matheus Morais
Editado: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV
Link: https://carnavalesco.com.br/inocentes-abraca-comercio-popular-de-todo-o-pais-com-setor-sobre-imigrantes-e-mercados-populares/

Postar um comentário

0 Comentários