Ticker

8/recent/ticker-posts

DISPUTA POLÍTICA AFETA INOCENTES DE BELFORD ROXO QUE FICOU ATÉ SEM LOCAL PRA ENSAIAR


CARNAVAL 2024 - A relação entre a política e o mundo do samba atravessou o carnaval da Inocentes de Belford Roxo, tradicional escola da Baixada Fluminense. Em meio à disputa entre o prefeito Waguinho (Republicanos) e o deputado estadual Márcio Canella (União), seu ex-aliado, a agremiação se viu, em agosto do ano passado, despejada do galpão que ocupava há décadas. Mais recentemente, já às vésperas do carnaval, não obteve autorização da prefeitura para fazer os ensaios de rua.

Quarta escola a entrar no Sambódromo na sexta-feira de carnaval, pela Série Ouro, a Inocentes foi obrigada a se deslocar até a cidade vizinha, Mesquita, onde uma avenida foi liberada para os ensaios.


O prefeito Waguinho tem evitado falar sobre o assunto. Em nota, a prefeitura de Belford Roxo nega que os problemas sejam fruto de perseguição política e alega que “o terreno que era ocupado pela escola de samba (...) é de propriedade do município (...). No entorno da área foram erguidos condomínios residenciais, e a prefeitura estuda a construção de um complexo educacional e uma grande área de lazer no local”.

A origem do imbróglio seria o rompimento do acordo segundo o qual Canella seria o candidato a prefeito apoiado por Waguinho nas eleições deste ano. O atual mandatário, no entanto, optou por lançar Matheus Carneiro, seu sobrinho e atual secretário de Gestão e Inovação da cidade.

Após o rompimento, Reginaldo Gomes, presidente da Caçulinha da Baixada — apelido carinhoso da Inocentes —, foi exonerado do cargo de secretário municipal de Habitação e Urbanismo.

— Nem as empresas de ônibus da cidade querem mais ceder veículos para ensaiarmos ou para o desfile na Sapucaí. Vamos ter que fretar — disse Gomes.

A briga repercutiu até no tema do carnaval da escola. Gomes conta que gastou quase R$ 30 mil no enredo “Búzios: pérola do Atlântico, paraíso que conquistou o mundo” antes de mudar por ter considerado que não receberia qualquer apoio da cidade.

“Debret pintou, camelô gritou: compre 2 leve 3, tudo para agradar o freguês” foi a opção. Coincidência ou não, o tema exalta parte importante da história de vida de Canella. A avó, o pai e o próprio deputado foram camelôs na Uruguaiana.

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins — que teve a cassação de seu mandato confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na semana passada — é filiado ao Republicanos, partido do qual Waguinho é presidente no Rio. Em nota, a prefeitura de Búzios diz não ter recebido “nenhum contato oficial por parte da escola”. Mas uma publicação no perfil do município no Instagram, em julho do ano passado, saudava o fato de a cidade ter sido escolhida como enredo.

Canella disse que o enredo da Inocentes não é uma homenagem a ele:

— Camelôs existem em todo o Brasil.

Fonte: Extra

Postar um comentário

0 Comentários