Neste post, vamos contar a você um pouco mais sobre a impermeabilização, porque ela é feita e por quais razões pode ser prejudicial para o meio ambiente e para todas as formas de vida (inclusive para nós, seres humanos).
Nosso objetivo é, mais uma vez, estimular a reflexão a favor da conscientização quanto à importância de investirmos nossa atenção e recursos em prol do desenvolvimento sustentável. Vamos lá?
O que é impermeabilização do solo, afinal?
A impermeabilização do solo é a perda ou retirada da capacidade do solo de absorver água. Em termos práticos e de forma direta, é o que acontece quando uma região de terra e vegetação dá lugar ao cimento e outras formas de cobertura utilizadas em construções e que são comuns nos centros urbanos.
Processos de asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas são exemplos de ações que impermeabilizam o solo. E é claro que há um objetivo por trás disso, como o da criação de vias de acesso ou melhoria de sua qualidade e o da preparação de uma área para receber uma edificação.
Por que a impermeabilização é um problema?
A impermeabilização do solo é necessária em muitas ocasiões, mas quando acontece em excesso ou sem qualquer ação de contrapartida, torna-se um problema.
Quando a chuva cai, a água que chega às ruas precisa ter para onde ir. É para isso que existem os bueiros! Porém, como você sabe, esse sistema não é o suficiente em chuvas de maior intensidade que acabam causando enchentes e inundações.
Vale destacar que essa situação que se agrava novamente pela ação humana, considerando que muitos ainda jogam lixo na rua, provando o entupimento dos bueiros.
A terra (solo) e as plantas são de grande ajuda para evitar os problemas decorrentes da impermeabilização do solo. Sua capacidade de absorver a água pode minimizar ou até impedir o acúmulo que acaba por transformar ruas em rios, carregar carros e até vitimar seres vivos.
Como lidar com a impermeabilização do solo?
A solução é conter o progresso e pausar o crescimento dos centros urbanos? Não e ainda bem, porque isso dificilmente seria possível. Felizmente, há formas mais simples de lidar com a impermeabilização do solo e evitar seus problemas.
Nas cidades, de um modo geral, é importante que canteiros e outras áreas de vegetação, como árvores e arbustos nas calçadas, sejam mantidos. Sabemos, porém, que não é sempre fácil que a população tenha poder de decidir quanto a essa questão quando há obras de ampliação de vias, por exemplo.
Assim sendo, é importante que você saiba que manter jardins gramados (a terra sozinha não tem um poder de absorção tão forte) e plantas em sua casa, no pátio do prédio ou na varanda de seu apartamento também pode ajudar.
A ideia é fazer o possível para contar com a ajuda do solo não-impermeabilizado e das plantas. Tenha em mente que tudo aquilo o que é absorvido não chega às ruas e calçadas em busca de um bueiro. Por isso, cada vasinho de flor que pega água da chuva conta!
Fonte:bhrecicla.com.br
0 Comentários