Ticker

8/recent/ticker-posts

"MANDA QUEM PODE OBEDECE..." STF SUSPENDE SESSÃO DA CÂMARA DE BELFORD ROXO E PENELLIS PERMANECE PRESIDENTE


BRASÍLIA / BELFORD ROXO - O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), Suspendeu a sessão da Câmara de Belford Roxo desta sexta-feira (15) que elegeu a nova Mesa Diretora do legislativo do município da Baixada Fluminense.

A decisão do magistrado considerou que "a realização de novas eleições, com eventual posse de novos membros da Mesa Diretora, de forma precária, implicará significativo abalo à segurança jurídica e à estabilidade político institucional do Município de Belford Roxo/RJ".

A sessão que acabou suspensa pelo STF foi um grande tumulto, com direito a agressão, invasão e ameaças. O prefeito Waguinho (Republicanos) foi filmado dando um tapa no rosto de um homem e liderando a invasão ao plenário.

De acordo com a decisão da Justiça, os vereadores de Belford Roxo deverão convocar novas eleições para a Mesa Diretora em breve. A determinação do STF acabou sendo uma vitória para o grupo político de Waguinho, que foi contra a realização da eleição desta sexta.

O prefeito de Belford Roxo foi filmado durante uma confusão generalizada na Câmara de Vereadores do município da Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (15). Nas imagens, é possível ver Waguinho (Republicanos) acertando um tapa no rosto de um homem de camisa cinza que está ao lado do político. Em nota, o prefeito negou a agressão. (Veja resposta completa no final da reportagem).

O atual prefeito de Belford Roxo é marido da deputada federal e ex-ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil).

A sequência de imagens a que a TV Globo e o g1 tiveram acesso mostra o prefeito incentivando um grupo de apoiadores a invadir o plenário da Câmara. Ao chegar na porta do local, Waguinho diz:

"Abre aí. Arromba aqui. Vamos entrar todo mundo. Todo mundo de uma vez só. Todo mundo de uma vez só", ordena Waguinho.

Nesse momento, o plenário da Casa está protegido por seguranças da Câmara, que tentam impedir a entrada do prefeito e de seu grupo. Sem conseguir acessar o plenário, o grupo liderado pelo prefeito tenta forçar a passagem e a confusão aumenta.

No meio do tumulto, alguém joga água contra o prefeito e seus assessores. Logo depois, Waguinho se irrita com um homem que está do seu lado, aparentemente, sem interferir na confusão.

Contudo, após perguntar alguma coisa para o homem, Waguinho vira o corpo e dá um tapa no rosto do rapaz, que permanece imóvel. Segundos depois, um grupo de seguranças cerca o prefeito e o retira do local.

Mais confusão no plenário

Logo em seguida, um outro vídeo mostra o grupo de apoiadores do prefeito Waguinho quebrando uma das paredes do plenário. Eles dão socos, chutes e empurrões na parede de 'drywall', que não resiste e quebra em uma das laterais. Algumas pessoas começam a entrar no plenário por esse espaço.

As imagens não mostram como o prefeito conseguiu entrar no plenário do parlamento municipal, mas a presença de Waguinho no local parece acirrar ainda mais os ânimos de todos.

Em outro vídeo, é possível ver vários policiais militares no plenário e o prefeito caminhando pelo espaço junto com seu grupo. Alguns presentes puxam um grito contra o prefeito:

"Bandido! Bandido! Aceita perder, Waguinho"

Já na mesa principal do plenário, Waguinho aparece gritando contra outras pessoas e, descontrolado, ele tenta arremessar uma placa contra o homem que filmava a cena.

Prefeito diz que reagiu à injusta agressão

Em nota, a assessoria do prefeito Waguinho informou que ele foi à Câmara para fazer um balanço de como foi o seu trabalho à frente do Poder Executivo.

O prefeito negou qualquer agressão e disse que apenas "reagiu à injusta agressão".

"O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, ressalta que foi à Casa Legislativa para fazer um balanço de como foi o exercício de 2023 e mostrar os avanços ocorridos no município".

"O prefeito foi surpreendido com atos de violência e desrespeito, sendo inclusive atacado fisicamente e verbalmente com injúrias. Sem alternativa, o prefeito reagiu à injusta agressão enquanto objetos eram arremessados em sua direção. Waguinho sustenta que não agrediu nenhuma pessoa no recinto."

"Waguinho lamenta o incidente ocorrido na Câmara Municipal, pois acredita que a democracia precisa ser exercida e que os possíveis conflitos sejam debatidos e resolvidos pacificamente.", dizia a nota divulgada pela assessoria do prefeito.

Leia a matéria na íntegra no G1 em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/12/15/stf-suspende-sessao-da-camara-de-belford-roxo-que-terminou-em-confusao-e-elegeu-opositor-do-prefeito.ghtml

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários