BELFORD ROXO - A Câmara Municipal de Belford Roxo colocou em votação nesta terça-feira (05/12), a Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 1.250 bilhão (um bilhão e duzentos e cinquenta milhões de reais) para o ano de 2024. A votação cumpria uma decisão judicial, que ordenava que o projeto fosse colocado em pauta em até 48h.
O Orçamento é um plano financeiro de uma administração, por meio do qual, por um período determinado de tempo, são previstas suas receitas e fixadas as correspondentes despesas. É através do orçamento que o prefeito investe a arrecadação (federal, estadual e municipal) em obras, saúde, educação, assistência social e outros serviços em benefício da população.
Treze vereadores de Belford Roxo registraram um boletim de ocorrência contra o presidente da Casa Legislativa depois de uma briga durante a votação do orçamento de 2024, nesta terça-feira (5).
O presidente Armandinho Penelis (MDB) havia aprovado o orçamento da cidade para o ano que vem, mesmo com três votos a menos. A luz do plenário caiu na hora em que os vereadores da oposição foram reclamar.
O projeto aprovado dá autorização para o prefeito Waguinho mudar o destino de 40% da verba sem autorização da câmara.
A oposição já tinha conseguido na Justiça que o orçamento fosse colocado em pauta, e pressionavam pela votação de uma emenda ao projeto – a proposta era diminuir de 40% para 5% a verba que pode ser alterada sem autorização.
No entanto, eles afirmam que Armandinho ignorou a emenda e declarou o orçamento aprovado.
Um vídeo mostra que Armandinho abandonou a sessão plenária no meio da discussão, e pouco depois a luz apaga. Os vereadores dizem que depois disso, foram ouvidos tiros perto da câmara.
Essa não é a primeira vez que isso acontece, na semana passada também teve um blecaute na hora que a oposição tentou pedir informações sobre a iluminação natalina da prefeitura, contratada sem licitação.
CLIQUE NA FOTO ABAIXO E ASSISTA A REPORTAGEM NA INTEGRA
A equipe de reportagem tentou conversar com o presidente Armandinho Penelis pessoalmente, mas não o encontraram na câmara.
Em nota, a Câmara Municipal de Belford Roxo disse que cumpriu a decisão da Justiça e aprovou o projeto do orçamento para o ano que vem, que segue para aprovação do prefeito Waguinho.
O posicionamento diz ainda que o projeto foi aprovado por unanimidade – diferente do que afirmam os vereadores.
A Polícia Civil informou que foi aberto um inquérito para apurar o que aconteceu.
Em publicação nas Redes Sociais os Vereadores da Base independente denunciam:
Fonte: G1/Facebook - EDITADO
Links: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/12/05/aprovacao-de-orcamento-que-beneficia-prefeito-waguinho-tem-confusao-e-luz-apagada-na-camara-de-belford-roxo.ghtml
https://www.facebook.com/100003059391581/videos/2673199002834653/
0 Comentários