Ticker

8/recent/ticker-posts

VEREADORES VOLTAM AO MANDATO APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA E MUITA CONFUSÃO EM BELFORD ROXO


BELFORD ROXO
- Vinte minutos antes da sessão da Câmara de Vereadores iniciar nesta quarta-feira, um oficial de Justiça conseguiu comunicar a decisão da juíza Isabel Teresa Pinto, titular da 1ª Vara Cível de Belford Roxo, que permite o retorno do mandato dos vereadores Fábio Varandão e Eduardo Araújo, ambos do MDB. A liminar foi concedida na segunda-feira, mas, no dia seguinte, o oficial de Justiça não conseguiu citar o presidente Armandinho Penelis (MDB), que suspendeu a sessão após mais bate-boca e até falta de luz.

O racha entre os dois maiores grupos políticos do município culminou em uma confusão nesta terça-feira na Câmara de Vereadores. De um lado, parlamentares que apoiam o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, (Republicanos) e do outro, o deputado estadual e provável candidato à prefeitura Márcio Canella (União). A divisão se acentuou em setembro, quando o prefeito enviou um projeto que prorroga a presidência de Armandinho Penelis, aliado de Waguinho, por mais um ano.

Os dois vereadores recém-empossados estavam como secretários municipais com Waguinho. Após o projeto que mudaria a sucessão da presidência, eles tentaram retornar e se juntar a 11 vereadores em um bloco independente. Varandão e Araújo tentaram protocolar os pedidos de exoneração, mas não conseguiram. Os dois estiveram presentes nas sessões para tentar reassumir a cadeira e os ânimos se acirraram.

Na última semana, após agressões entre vereadores no plenário, a sessão terminou na delegacia e com policiais do Esquadrão Antibombas acionados. Um homem foi detido portando uma arma e conduzido para a 54ª DP (Belford Roxo).

Relatos de ameaças na tribuna

Nesta quarta, os dois retornaram à Câmara e Waguinho retirou o projeto que iniciou a crise. No entanto, a paz parece longe de reinar no legislativo de Belford Roxo. A prefeitura enviou mais dois projetos polêmicos que foram incluídos na pauta antes de serem analisados pelas comissões: um novo estatuto da Guarda Municipal e a Lei Orçamentária Anual (Loa). Os vereadores do bloco independente reclamaram que não receberam cópia das propostas.

Na tribuna, alguns vereadores citaram ameaças que vêm recebendo devido à briga política.

— Não adianta botar mordaça, ameaçar. Estamos aqui para sermos independente. Chegou a um ponto que não dava ficar mais calado. O prefeito não tem oposição aqui, mas o que não for bom para a cidade não será aprovado. Acabou a ditadura e a mordaça — disse Varandão na tribuna.

Com as recentes confusões na Câmara, a Polícia Militar e a Guarda Municipal reforçam a segurança no plenário.

LEIA TAMBÉM:











Fonte: O GLOBO / BLOG DO LOTE XV - Editado
Link: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/10/04/apos-decisao-da-justica-vereadores-retomam-mandato-em-belford-roxo.ghtml

Postar um comentário

0 Comentários