BELFORD ROXO - Pouco mais de 10 mil eleitores definiram quem serão os conselheiros tutelares de Belford Roxo, na eleição deste domingo (01 de outubro). Concorreram ao cargo 21 candidatos, e os dez mais votados foram eleitos conselheiros, os ‘guardiões’ dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Para esta eleição foram definidos 17 locais de votação. A movimentação foi regular e não houve nenhuma ocorrência de crime.
Para garantir os direitos das Crianças e dos Adolescentes foi criado o ECA, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de normas para a proteção dos direitos e aplicação de medidas que são expedidas pelos juízes. Os ‘guardiões’ do estatuto são os conselheiros tutelares eleitos pela população para garantir e preservar o direito da criança e adolescente.
O Conselho Tutelar tem a missão de atender as crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso. Por ser um órgão autônomo e permanente, também fiscaliza outros órgãos e instituições.
A apuração dos votos aconteceu na sede do CMDCA no bairro Farrula, em Belford Roxo, por volta das 18:30. A auditoria foi feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro com os promotores, Dr. Karina Flaks e Dr. Eduardo Pinho. Às 20:30, todas as 60 urnas já haviam sido apuradas.
Confira os quem são os 10 conselheiros eleitos:
- Adriana Bento - 2699 votos
- Marta Terto - 947 votos
- Vitor Matoso - 880 votos
- Keity Jesus - 822 votos
- Lincoln Rodrigues - 645 votos
- Cássio Silva - 633 votos
- Vitão de Deus - 573 votos
- Cleyton Chianelli - 470 votos
- Luciana Lemos - 432 votos
- Ulisses Gall - 273 votos
- Luiz Souza - 273 votos
- Diego da Silva - 230 votos
- Fabiano Alves - 228 votos
- Vivi - 226 votos
- Leonardo Caetano - 218 votos
- Prof. Elisangela - 173 votos
- Alexsandra Madeira - 113 votos
- Francy Lemos - 85 votos
- Paulo Revlis - 66 votos
- Claudio Aquino - 50 votos
- Itala Cardoso - 5
Para assumir a última vaga de conselheiro, houve um empate na contagem dos votos entre os candidatos Ulisses Gall e Luiz Souza, ambos com 273 votos. De acordo com o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Wagner Turques, no edital estava previsto que se houvesse empate a maior nota na prova iria definir a vaga. Essa avaliação é feita para medir o conhecimento dos candidatos sobre o ECA.
A eleição para conselheiro tutelar acontece em todos os municípios do Brasil. O voto é voluntário, diferente das eleições para o poder executivo e legislativa, quando é obrigatório. Para votar nas eleições do conselho tutelar é preciso ter mais de 18 anos e está com título de eleitor regular.
Fonte: Notícias de Belford Roxo
0 Comentários