Clique na foto acima e assista ao vídeo da reportagem publicada no G1 |
BELFORD ROXO - O racha na Câmara dos Vereadores de Belford Roxo deflagrou discursos acalorados e brigas no plenário, mas não parou por aí: seus efeitos são sentidos pela cidade da Baixada Fluminense e chegaram à capital federal. Nas últimas semanas, quando a disputa se intensificou, o Diário Oficial do Município passou a ser recheado de exonerações de indicados por antigos aliados — agora rivais — do prefeito Wagner dos Santos Carneiro (Republicanos), o Waguinho.
Em apenas um decreto neste mês, a prefeitura demitiu 442 contratados da Secretaria de Educação, o que acabou impactando no funcionamento de escolas e deixando crianças com meio período de aulas. Na oposição estão vereadores e aliados do deputado estadual Márcio Canella (União), pré-candidato à sucessão de Waguinho no próximo ano.
Câmara de Belford Roxo. Foto: Felipe Grinberg / Agência O Globo |
— Aconteceu da noite para o dia. Teve merendeiro, inspetor e até mediador de crianças com deficiência mandados embora. Nós não lidamos com mercadoria. Transformamos vidas — disse um dos exonerados, que, por medo de retaliação, pediu para não se identificar.
O Prefeito Waguinho, a Deputada Federal e ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro,se encontraram com o ministro da Justiça e Segurança Publica Flavio Dino em Brasília. Foto: Facebook |
Viagens a Brasília
Com 483 mil habitantes, emancipada há apenas 33 anos, Belford Roxo ganhou destaque na política nacional quando Waguinho tornou-se o principal articulador da campanha de Lula (PT) na Baixada em 2022. O prefeito, então, passou a frequentar mais a capital federal. Em todo o ano passado, Carneiro foi a Brasília nove vezes. Já entre janeiro e agosto deste ano, foram 25 viagens. É quase o dobro das idas do governador Cláudio Castro (PL) e do prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) a Brasília somadas — 14 vezes.
Aos cofres públicos, as viagens de Waguinho em 2023 custaram R$ 69 mil. Oficialmente, foram justificadas para “tratar de assuntos diversos em órgãos da União”. Mas, em suas redes sociais, o prefeito de Belford Roxo, que também é o presidente estadual do Republicanos, exaltou agendas políticas, como o encontro com o correligionário e deputado federal Marcelo Crivella, no qual destacou conversas sobre a política no estado e o “crescimento do partido” no Rio. Sua mais longa estadia paga por Belford Roxo aconteceu no início de junho, por quatro dias, quando negociava a permanência da sua mulher, Daniela do Waguinho, como ministra do Turismo.
ALGUMAS POSTAGENS SOBRE O ASSUNTO
'Prefeito federal': para salvar cargo da mulher e de olho em 2026, Waguinho amplia agendas fora de Belford RoxoApós deixar União Brasil, Waguinho vai ao Planalto falar sobre futuro de esposa, ministra do Turismo
Em nota, o prefeito se defendeu dizendo que suas visitas “são norteadas pela busca de recursos para investimentos em diversas áreas”.
Fonte: EXTRA
Link: https://extra.globo.com/rio/noticia/2023/10/disputa-dos-ex-aliados-waguinho-e-canella-afeta-servicos-publicos-de-belford-roxo.ghtml
0 Comentários