Lula faz comício na Baixada Fluminense, no RJ, após mudança de rumos da campanha no estado
Chapa atraiu apoio do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (União), para tentar reverter vantagem de Jair Bolsonaro. No primeiro turno, Lula perdeu em todos os municípios da região.
Por Raoni Alves e Kevin Lima, g1 — Rio de Janeiro e Brasília
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta terça-feira (11) de compromissos de campanha em Belford Roxo (RJ), na Baixada Fluminense. Lula iniciou a agenda com uma caminhada pelo bairro Areia Branca e, em seguida, fez comício em um clube no bairro de Heliópolis.
O ex-presidente volta à Baixada Fluminense após um rearranjo da campanha petista na região e no estado do Rio de Janeiro.
Em caminhada ao clube no qual ocorreu o comício, Lula discursou aos apoiadores e voltou a repetir que pretende retomar o Minha Casa, Minha Vida e investir na indústria naval fluminense. O ex-presidente disse ainda que pretende investir em programas de inclusão social e no setor cultural.
"Vamos tratar as cidades como parceiras. Não é possível o Brasil estar bem se a cidade não está bem. Os prefeitos têm que ser muito respeitados. É com o prefeito que a gente tem que trabalhar", afirmou.
Ao longo da caminhada, nem Lula nem os outros políticos em cima do carro usavam o tom vermelho característico do PT. Como antecipou o blog da Andréia Sadi, a campanha incorporou uma sugestão da senadora Simone Tebet (MDB) para tentar reduzir o impacto da rejeição associada ao partido.
Lula e a esposa Rosângela da Silva, a Janja, usaram camisas brancas no ato – mesma cor adotada por apoiadores como o deputado estadual André Ceciliano (PT) e o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (União). Entre os apoiadores, fora do carro, havia ainda bandeiras e trajes vermelhos.
A orientação para evitar um “mar vermelho” também foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha petista, em encontro de coordenação do setor cultural na noite de segunda (10).
"Vamos para as ruas levando nossas cores, mas vamos colorir”, disse o senador, acrescentando que é preciso utilizar cores da bandeira brasileira.
Comício na Baixada
No comício em Belford Roxo, Lula fez críticas à gestão Bolsonaro e enumerou realizações de seus governos no Rio e na Baixada Fluminense. O candidato do PT também fez referência às origens nordestinas dos moradores da região.
"Esse cidadão não tem a menor noção do que o Nordeste brasileiro significou na construção deste país, não tem a menor noção da força da cultura nordestina. E é por isso que quero dizer a vocês que quem tiver uma gota de sangue nordestino correndo nas veias não pode votar nesse cidadão para presidente da República", disse.
"Nessa cidade [Belford Roxo], a gente tinha 42,2 mil pessoas que recebiam o Bolsa Família. Nós criamos 16,5 mil postos de trabalho, a gente fez 12,7 mil casas no Minha Casa, Minha Vida. A gente fez o novo campus do instituto federal, a gente colocou 713 alunos pelo ProUni, 763 pelo Fies [...] Eu desafio quem vai votar no Bolsonaro a encontrar um tijolo que ele colocou nessa cidade", disse.
Emprego e indústria
Em entrevista coletiva antes do comício em Belford Roxo, no início da noite, Lula foi questionado sobre a geração de empregos no Rio. O candidato repetiu a promessa de reajustar o salário mínimo em percentuais acima da inflação e disse que pretende recuperar a indústria do país.
"A criação do emprego está ligada à volta das políticas de distribuição de renda, está muito ligada à inclusão do povo no orçamento, ligada às políticas de inclusão voltarem a acontecer. Já faz alguns anos que o salário mínimo não aumenta. Se o salário não aumenta, não aumenta o consumo, não havendo aumento de consumo, não havendo indústria, o emprego não cresce", declarou.
"Nós vamos recuperar a indústria naval brasileira, nós vamos recuperar a indústria do óleo e gás nesse país", acrescentou.
Leia matéria na íntegra em https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/eleicoes/2022/noticia/2022/10/11/lula-faz-campanha-na-baixada-fluminense-no-rio-apos-mudanca-de-rumos-da-campanha-no-estado.ghtml
Fonte: G1
0 Comentários