Ticker

8/recent/ticker-posts

Belford Roxo participa de Reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense.

Os representantes dos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti e da Secretaria Estadual do Ambiente estiveram reunidos para apontar estratégias para a gestão integrada de resíduos sólidos num contexto regional.
A pauta principal foi a análise dos documentos existentes do Consórcio e as demandas atuais para sua efetivação.

MUNICÍPIOS DA BAIXADA FORMARAM O CONSÓRCIO PÚBLICO PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O Consórcio de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense foi criado em 2012, Reunindo os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis, o organismo trata-se de uma autarquia municipal com competência de gestão dos resíduos sólidos, inicialmente com ênfase em restos da construção civil e volumosos.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo participaram
do encontro.
Entre as atribuições do consórcio, que previa recursos de R$ 28 milhões do Fundo de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), está a operação das 113 instalações previstas pelo Programa Entulho Limpo, da SEA/Inea, em parceria com os seis municípios. Previa ainda a implantação de seis ATTs Áreas de Triagem e Transbordo para suporte às ações corretivas e obras públicas e mais uma rede de 107 ecopontos para entrega voluntária de materiais de coleta seletiva e resíduos de madeira e podas e concreto e alvenaria. Os primeiros 19 ecopontos tinham a previsão de início de operações em setembro de 2013 entretanto muitos sequer foram inaugurados como é o caso de Belford Roxo. Leia também http://blogdolotexv.blogspot.com.br/2013/04/pac-2-vai-remover-mais-de-2500-familias.html

Os seis municípios da Baixada Fluminense, que totalizam cerca de 2,8 milhões de habitantes, geram cerca de 3,5 mil toneladas diárias de resíduos de construção civil. O transporte e a destinação desses materiais são caracterizados atualmente pela informalidade e causam graves problemas ambientais, inclusive na bacia hidrográfica.

O ex-prefeito Sandro Mattos, de São João de Meriti, foi eleito o 1ª presidente do consórcio, que tem uma assembleia geral formada pelos outros seis prefeitos e também pelo Conselho Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, espaço "deveria" ter a participação da sociedade e dos demais setores da cadeia. 

ECOPONTOS ainda estão fora de operação como é o caso deste, localizado as margens do Canal Machambomba na Vila Entre Rios em Belford Roxo.

O plano regional, que atende à nova legislação nacional do setor, prevê a parceria com a sociedade civil, através dos transportadores (carroceiros e empresas coletoras), construtores, associações e organizações de bairro e operadores de áreas de manejo privado.
Fonte: SEMAS/PMBR/ Governo do Estado
Editado Por: ROGERIO GOMES/BLOG DO LOTE XV

Postar um comentário

0 Comentários