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Saiba onde procurar documentos ou objetos perdidos no Rio Antes de tudo, é preciso registrar na polícia o boletim de ocorrência.

É preciso também avisar aos órgãos de proteção ao crédito.

Documentos perdidos deixados em delegacia
(Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Perdeu os documentos? A Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic) dá as orientações: o primeiro passo que o cidadão deve fazer no caso de perda, furto, roubo ou extravio de documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, passaporte, talonário de cheques ou cartões de banco) é se dirigir à delegacia de polícia mais próxima e registrar a ocorrência imediatamente.

O boletim de ocorrência (BO) também pode ser feito pela internet no site da Dedic (clique aqui para ir para o site). A Dedic ressalta que isso é muito importante e deve ser feito o mais rápido possível, assim que tenha constatado a ocorrência.

Feito o BO, é importante comunicar aos órgãos de proteção ao crédito a perda ou o roubo dos documentos. Uma vez cadastrado o alerta no sistema de crédito, se alguém tentar realizar uma operação (compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimos, etc.) o comerciante, ao fazer a pesquisa de crédito, será informado do bloqueio e de que está diante de fraude. Também é necessário bloquear os cheques perdidos. 

Estes são os órgãos de proteção ao crédito que devem ser informados da perda ou roubo de documentos:
Serasa: 0800-773-7728, clique aqui para ir para o site.
SCPC/SOS: cheques e documentos, 0800-011-1522, clique aqui para ir para o site.

Feita a comunicação à polícia e aos órgãos de proteção ao crédito, o interessado pode tentar pena procurar documentos e objetos perdidos em postos da cidade para onde eles podem ter sido levados. Como as agências dos Correios, por exemplo. Os Correios explicam que, em primeiro lugar, o interessado deve checar se seu nome consta na relação de achados e perdidos disponibilizada no site (clique aqui para ir para o site).

Se constar, é preciso anotar os dados da agência onde estão os documentos e ir até a unidade. Segundo os Correios, os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias contados a partir da data em que deram entrada. Após esse período são mandados para os órgãos emissores.

No momento da retirada, o interessado deve comprovar que é o dono do documento e pagar a taxa de R$ 4,75.

O MetrôRJ também ajuda os esquecidos. Quem perdeu ou esqueceu algum objeto nos trens ou nas estações do metrô deve entrar em contato pelo número 0800 595 1111 ou ir ao Atendimento ao Usuário, que fica na estação Carioca.

Já na Supervia, a Central de Achados e Perdidos funciona de segunda a sexta, das 6h às 20h. A Supervia explica que o passageiro que perdeu alguma coisa nos trens ou nas estações deve entrar em contato pelo SuperVia Fone 0800 726 9494 e o pedido será procurado na central.
Fonte: G1

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