Ticker

8/recent/ticker-posts

Bairro São Bento ganhará 900 unidades do Minha Casa, Minha Vida. Famílias retiradas de áreas de "Risco de Enchentes" serão Beneficiadas. Apesar das Obras MPF acata denuncia de lideranças locais e realiza Audiência Pública para discutir assunto.

 MPF/RJ: remoção de moradores de comunidade em Duque de Caxias deve ser suspensa.
Comunidade Parque da Liberdade está sendo afetada pelas obras do Projeto Iguaçu e do Projeto Transbaixada.

BAIXADA FLUMINENSE - O Ministério Público Federal em São João de Meriti (MPF/RJ) enviou recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que suspenda as remoções dos moradores da comunidade Parque da Liberdade, em Duque de Caxias, até que seja comprovado o cumprimento rigoroso pela entidade dos direitos dos moradores à informação, participação e moradia. As remoções estariam ocorrendo em razão das obras dos empreendimentos PAC Iguaçu e Projeto Transbaixada, que utilizam recursos da União.

O prefeito Alexandre Cardoso e o ministro das Cidades, Gilberto
Occhi durante assinatura do convênio em 2014.
O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, anunciam na quarta-feira (15/10/2014), na sede do governo municipal, em Jardim Primavera, a assinatura de contrato para a construção de 900 moradias no bairro de São Bento, o empreendimento São Bento I – residenciais Bolonha, Florência e Mendoza, vinculado ao PAC com doação do terreno pelo INEA, e investimento no valor de R$ 84.209.955,87.

Para esclarecer os moradores da comunidade, o Inea foi convidado pelo MPF a participar de uma audiência pública no dia 9 de setembro, na sede da Associação de Moradores do Parque da Liberdade, em Caxias. Na ocasião, o Instituto deve apresentar as ações que serão executadas na comunidade que prevejam a necessidade de remoção, um diagnóstico e estudo de alternativas visando evitar ou minimizar a necessidade de deslocamentos involuntários de famílias, além de justificativas técnicas para remoção da população e uma proposta de Plano de Reassentamento e de medidas compensatórias.

Quem passa pela Av.Governador Leonel Brizola (antiga Pres. Kennedy) altura FEUDUC pode
perceber o andamento da obra do Conjunto São Bento 1. 

Na recomendação, o MPF pede, ainda, que o Inea garanta os direitos à participação, informação e moradia das comunidades afetadas por obras realizadas pelo instituto em todo estado do Rio de Janeiro, especialmente quanto ao cumprimento das normas previstas pela Portaria Ministério das Cidades nº 317/2013.

“Os moradores do Parque Liberdade, que habitam na região da APA São Bento há décadas e aguardam a regularização fundiária da comunidade pelo Iterj ,devem ter seus direitos de informação , participação e moradia respeitados , conhecendo os projetos do Inea e do governo estadual que impactem sobre seu direito de moradia , as justificativas técnicas para e eventual remoção e as alternativas para eventual reassentamento.”, afirma a procuradora da República, Luciana Gadelha, responsável pela recomendação.

Quem passa pela Av.Governador Leonel Brizola (antiga Pres. Kennedy) altura FEUDUC pode
perceber o andamento da obra do Conjunto São Bento 1. 

O Inea tem 15 dias para se manifestar sobre o acatamento da recomendação. Caso o Instituto não cumpra as medidas solicitadas, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis.

Audiência para debater impactos sociais dos projetos Iguaçu e Transbaixada em Caxias (RJ):

Data: 09/09/2015
Horário: 14h
Endereço: Rua Castro Alves, nº 2, bairro do São Bento, Duque de Caxias (sede da Associação de Moradores da Comunidade do Parque da Liberdade).

As inscrições para a participação deverão ser realizadas através do e-mail andrezamith@mpf.mp.br, sendo que as participações estarão limitadas à capacidade do auditório.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460
www.prrj.mpf.mp.br
https://twitter.com/MPF_PRRJ

Fonte: MPF/O Dia

Postar um comentário

1 Comentários

  1. boa tarde eu moro em são bento.duque de caxias ,,apos o valão,estie lugar seria removido para os apartamento, próximo a faculdade fel duque,so que me informarão que o nosso cadastro ,foi extinto,e que vao nos cadastra de novo ,preciso de uma ,resposta satisfatória,pois não podemos conserta a casa e nem sabemos quando vao nos tira daqui,ja to aposentado e ate agora vcs não resolverão nada,meu email. silvaantonio62@outlook.com.br ou pelo whats. 21965482270, aguardo resposta,por favor,

    ResponderExcluir