Uma comitiva de assessores do Gabinete do prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam participaram nesta terça feira 2/6 na parte da tarde, de uma reunião técnica no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, com ex-prefeito de Mesquita Artur Messias onde foram apresentados vários projetos para cidade que encontram-se parados por falta de recursos para execução dos mesmos. Alguns já apresentados ao Governador Pezão e ao Subsecretário Vicente Loureiro que preside a Câmara Metropolitana que vem buscando acelerar alguns processos pendentes dos municípios em várias áreas.
Da esquerda pra direita Rogerio Gomes, Inspetor Carlos Pinheiro, José Carlos, o ex-prefeito Artur Messias e o empresário Beto Santos. |
Os técnicos de Belford Roxo, Inspetor Carlos Fernandes Pinheiro e José Carlos acompanhados pelo Empresário Beto Santos também aprofundaram a discussão da implantação da "Nova Rodovia Municipal" que trata de uma nova ligação entre o centro da cidade e a região do Lote XV que desafogaria o trânsito da Avenida Joaquim da Costa Lima e encurta o caminho e beneficiará bairros ainda bastante precários como a região do Gogó da Ema e barro Vermelho, além de Vila Pauline Sitio Retiro Feliz, o que contribuirá com o desenvolvimento destas regiões. Artur Messias se disse impressionado com o que apresentado por Belford Roxo e se colocou como um aliado que vai buscar ajudar a cidade, contribuindo para a concretização dos projetos através da parceria com o Governo do Estado.
Outros projetos como a Duplicação do Viaduto de Mesquita, a recuperação parcial de alguns campos de futebol e áreas de lazer em bairros da cidade também foram discutido na reunião. Na próxima semana a equipe estará reunida com o Subsecretário de Planejamento e Gestão Rafael Thompson de Farias da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude para discutir apoio do estado em outros projetos no município.
Entenda o que é a Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro
Iniciativa que visa promover a integração de políticas urbanas desenvolvidas pelo Estado e pelos Municípios da Região Metropolitana, a solenidade de assinatura do decreto de criação da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro (CIG) e do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana foi realizada em 11 de agosto com a presença do Prefeito Eduardo Paes, do Governador Luiz Fernando Pezão e de mais 20 prefeitos de cidades da Região Metropolitana.
Os principais objetivos da CIG são o início da retomada do processo de governança da Região Metropolitana, a partir de assuntos de interesse comum do Governo do Estado e dos Municípios; e a preparação de um projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa no início do próximo ano, para aprovação de uma nova legislação adequada às necessidades atuais da região. O Grupo Executivo de Gestão Metropolitana será dirigido pelo atual Subsecretário Estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro, e deverá promover o desenvolvimento integrado dos Municípios, com foco na mobilidade urbana, segurança, saneamento básico, uso do solo, saúde e educação.
Com a criação da Câmara será lançado edital para a contratação de três serviços, financiados com recursos do Banco Mundial: um plano estratégico para a Região Metropolitana; um trabalho de aerofotometria, que ofereça aos Municípios uma base cartográfica atualizada; e a criação de um sistema de informações geográficas que permita a gestão integrada do desenvolvimento urbano da região.
Matéria Exclusiva do Blog do Lote XV
Edição e Imagens: Rogerio Gomes
0 Comentários